21.9 C
Brasil
quarta-feira, janeiro 26, 2022
spot_img
HomeBrasilExames diagnósticos do câncer de próstata e a masculinidade frágil

Exames diagnósticos do câncer de próstata e a masculinidade frágil

O câncer de próstata acomete, como o próprio nome já diz, o órgão prostático. Dessa maneira, o médico urologista Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes aborda o tema. O Dr. é mestre e doutor em urologia pela UNIFESP e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Urologia – Seccional RJ (2010/11). Desse modo, reunindo amplo conhecimento e arcabouço sobre sua área, fala sobre um tema muito discutido, o diagnóstico do câncer de próstata.

O câncer de próstata acomete o órgão que é responsável por produzir o líquido seminal, além disso, possui a função de proteger e nutrir os espermatozoides. Sendo assim, é uma peça importante no organismo masculino.

O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes enfatiza que, em sua maioria, os homens são relapsos em relação ao cuidado da saúde, por isso, campanhas como o Novembro Azul, que possui enfoque no câncer de próstata, são de suma importância para fomentar a importância da saúde masculina.

Além disso, o médico co-autor do livro Urologia Minimamente Invasiva, Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, faz um alerta no que diz respeito à realização de exames e consultas médicas por parte dos homens. Como dito, uma parcela significativa dos homens são menos cuidadosos com a saúde comparado às mulheres. Dessa maneira, o médico enfatiza a proeminência e necessidade manter os exames médicos em dia.

Além disso, ainda em se tratando da falta de cuidado dos homens, o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes afirma ser perigoso, pois, dessa maneira, torna-se ainda mais difícil identificar patologias e, em alguns casos, configura um estágio avançado da doença. Portanto, é necessário cuidado com a saúde por parte dos homens.

Em se tratando dos exames para identificar a presença ou não do câncer de próstata, há dois: o exame de toque retal e a dosagem de PSA. No que diz respeito ao primeiro citado, esse diagnóstico permeia um grande estigma e preconceito por parte dos homens, em razão de uma sociedade construída em padrões machistas. Desse modo, é importante que haja a conscientização por parte da sociedade na importância de realizar o exame, ideia fortemente defendida pelo médico Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments