27.8 C
Brasil
segunda-feira, abril 19, 2021
Início Brasil A busca de Bolsonaro por um novo partido e o desespero dos...

A busca de Bolsonaro por um novo partido e o desespero dos bolsonaristas

Integrante da cúpula do PSL, partido que deu abrigo a Jair Bolsonaro na eleição de 2018, o deputado Junior Bozzella não considera fácil o caminho de retorno do presidente ao partido.

Bolsonaro vem negociando com diferentes siglas sua filiação para tentar a reeleição em 2022. Aliados do presidente dizem que a escolha do novo partido é condicionada a domínio da máquina pelo clã presidencial.

É nesse ponto, segundo Bozzella, que o projeto presidencial encontra dificuldades. Não há cacique de partido relevante disposto a entregar diretórios importantes a Bolsonaro e seus aliados. A pressão sobre o presidente, no entanto, vem de parlamentares da ala ideológica do bolsonarismo, que enxergam um duro caminho para a reeleição, avalia Bozzella.

Se Bolsonaro já não tem um caminho tão tranquilo, com a entrada de Lula no jogo, a coisa é muito mais preocupante para os bolsonaristas que passaram o mandato lacrando na internet e pouco produziram. “Em 2018, Bolsonaro surfou uma onda do bem contra o mal na política. Aproveitou o vento favorável da Lava-Jato, o apoio de Sergio Moro, a agenda da corrupção e da segurança. Em 2022 ele não vai ter nada disso”, diz Bozzella.

Com uma crise econômica e sanitária sem precedentes agravada por sua conduta no primeiro mandato, Bolsonaro precisará de uma máquina partidária forte para tentar conquistar um segundo mandato. É essa necessidade, avalia o número dois do PSL, que também guia deputados bolsonaristas e outros aliados “eleitos na onda” de 2018.

“O desespero já bateu nos aliados dele no Congresso, essa turma que foi eleita numa onda que já não existe mais. O resultado pífio de algumas figuras que apoiaram parentes na eleição do ano passado mostra o que vai acontecer. Muitos não voltarão”, diz Bozzella.

Continua após a publicidade

- Advertisment -

Ultimas Notícias

Carla Maria Silva Maia explica a importância de uma consultoria empresarial

O mercado cresce cada dia mais e pequenas empresas tornam-se médias e grandes empresas, tornam-se multinacionais, afirma Carla Maria Silva Maia. Com...

Moraes nega pedido de Witzel para paralisar andamento do impeachment

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta segunda-feira o pedido de Wilson Witzel para paralisar o andamento do processo de...

A mensagem de Pujol no Dia do Exército: ‘Lealdade à Constituição’

Mensagem do Dia do Exército assinada pelo comandante Edson Pujol nesta segunda registra em dois trechos o compromisso da força com a Constituição. Pujol, que...

Leilão de apartamento de Ciro Gomes entra na reta final na Justiça

Um conhecido site de leilões anuncia para o dia 10 de junho o leilão de um apartamento do pedetista Ciro Gomes em Fortaleza. O imóvel...