23.4 C
Brasil
quinta-feira, março 4, 2021
Início Brasil Câmara prepara votação com pouca precaução contra a Covid-19

Câmara prepara votação com pouca precaução contra a Covid-19

Pouca ventilação, corredores, teto baixo e muita gente circulando. Comparecer à Câmara dos Deputados na próxima segunda, dia da escolha do novo presidente da Casa, é um risco de se contrair o coronavírus.

O veto para que a votação fosse remota deve ser debitada à campanha de Arthur Lira (PP-AL), que foi contra esse expediente, ainda que os deputados votaram à distância todo o ano passado.

As cabines de votação começaram a ser instaladas nesta sexta. No Salão verde, 18 delas estarão disponíveis aos parlamentares. Também serão espalhadas outras pelo Salão Nobre.

Até agora, a Câmara não respondeu a um pedido do PSOL para que fosse instalado do lado externo do prédio tendas com a possibilidade de votação pelo esquema de drive-thru.

As medidas anunciadas ontem pela Diretoria Geral da Câmara parecem insuficientes e não podem garantir que alguém, em especial que integre o grupo de risco, seja contaminado.

Os gestores de unidades da Casa foram orientados a trabalhar com o pessoal mínimo. Os acessos aos locais de votação serão exclusivos para parlamentares. Quem apresentar temperatura acima de 37,5 graus não poderá entrar. Além dos apelos para uso do álcool em gel e do distanciamento de 1,5 metros uma pessoa da outra.

O próprio presidente Rodrigo Maia manifestou várias vezes seu incômodo com a votação presencial e chegou a dizer, numa reunião da Mesa da Câmara, que não se responsabilizar se ocorrem casos de infecções e até mesmo se alguém morrer em decorrência de contaminação nesse dia.

Continua após a publicidade

- Advertisment -

Ultimas Notícias

Marco Aurélio manda Câmara votar abertura de processo contra Bolsonaro

Em janeiro, o governador do Maranhão, Flávio Dino, apresentou ao STF uma queixa-crime contra o presidente Jair Bolsonaro pelo crime de calúnia. O governador...

‘A gente volta a sorrir quando você sair’, diz Maia a Bolsonaro

Para tirar o foco do noticiário da mansão do filho Zero Um, o presidente Jair Bolsonaro voltou a radicalizar nas declarações sobre a pandemia...

Witzel pede ao STF que afastamento do cargo não passe de 180 dias

O governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, entrou com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que o afastamento do governador do estado,...

Depois de colocar SP na fase vermelha, Doria reforça segurança

João Doria teve que reforçar a segurança nos arredores da própria residência por causa da turma radical que não aceita as medidas se segurança...