Um acidente grave envolvendo duas lanchas em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro, deixou quatro pessoas mortas no início da tarde deste sábado, 16. A colisão ocorreu próximo à Ilha de Paquetá, na Baía da Ribeira, pouco depois das 12h , quando quatro equipes de Busca e Salvamento (SAR) dos quartéis de Angra dos Reis e da Ilha de Frade, na região, foram acionadas. Todas as vítimas, cujas identidades ainda não foram divulgadas, eram mulheres – 43, 57 e 63 anos –, além de uma criança de 11 anos de idade.
Testemunhas e relatos publicados nas redes sociais dão conta de que na colisão houve uma explosão e, em seguida, muito derramamento de óleo. De acordo com a Capitania dos Portos em Angra dos Reis, após o acidente, dez pessoas foram resgatadas no local e passam bem e duas precisaram de atendimento médico, mas apresentam um bom estado de saúde. Entre as pessoas que estavam nas lanchas e necessitaram de atendimento no Hospital do Frade, em Angra, está um senhor de 67 anos.
Por meio de nota, a Marinha informou que um inquérito administrativo foi instaurado para “apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente. Concluído o inquérito e cumpridas as formalidades legais, o mesmo será encaminhado ao Tribunal Marítimo, que fará a devida distribuição e autuação”.