27.8 C
Brasil
segunda-feira, abril 19, 2021
Início Brasil Como Bolsonaro se prepara para enfrentar Lula no debate diário até 2022

Como Bolsonaro se prepara para enfrentar Lula no debate diário até 2022

Auxiliares de Jair Bolsonaro admitem que a entrada do ex-presidente Lula na disputa presidencial obrigou o governo a rever algumas posturas.

Diante de um adversário credenciado por já ter ocupado a cadeira presidencial, a crítica provoca mais estragos do que quando gerada por interlocutores que nunca chegaram ao Planalto. “Uma coisa é o Doria falar. Ninguém sabe o que seria um governo dele. Outra,  é Lula, que já esteve aqui. O povo tende a esquecer as partes ruins e lembrar só do que foi bom”, diz um ministro.

Lula sabe bater, sabe se identificar com a grande parcela dos brasileiros que está sofrendo as consequências mais duras dessa pandemia, tanto na saúde quanto na questão econômica. Bolsonaro sabe que a comparação de governos nessa área, com Lula, será inevitável.

Se leva desvantagem na área econômica, tentará vencer no campo da corrupção. Tirando as crises que sua própria família gerou, o governo Bolsonaro, goste-se ou não, produziu até aqui menos escândalos estatais que os registrados nos governos petistas. A PF, é verdade, continua fazendo buscas em ministérios. As operações, no entanto, não são divulgadas.

Isso, na avaliação de auxiliares de Bolsonaro, é o que deve ser explorado pelo presidente. A corrupção é o ponto fraco do petismo, que acolheu figura com João Vaccari, Delubio Suares e José Dirceu, fechou os olhos para os desvios bilionários de empreiteiros e sempre normalizou caixa dois e desvios menores.

A preocupação dos auxiliares palacianos, no entanto, está no lado mais fraco de Bolsonaro: tudo que esteja relacionado à gestão. O presidente não governa. Passa os dias a contar piadas no palácio. “Nosso desafio é mudar essa postura do presidente”, reconhece um ministro.

Na sexta, pesquisa XP-Ipespe mostrou que Lula e Bolsonaro estão empatados na corrida presidencial. O presidente alcança 27% das intenções de voto, enquanto Lula tem 25%.

Continua após a publicidade

- Advertisment -

Ultimas Notícias

Carla Maria Silva Maia explica a importância de uma consultoria empresarial

O mercado cresce cada dia mais e pequenas empresas tornam-se médias e grandes empresas, tornam-se multinacionais, afirma Carla Maria Silva Maia. Com...

Moraes nega pedido de Witzel para paralisar andamento do impeachment

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta segunda-feira o pedido de Wilson Witzel para paralisar o andamento do processo de...

A mensagem de Pujol no Dia do Exército: ‘Lealdade à Constituição’

Mensagem do Dia do Exército assinada pelo comandante Edson Pujol nesta segunda registra em dois trechos o compromisso da força com a Constituição. Pujol, que...

Leilão de apartamento de Ciro Gomes entra na reta final na Justiça

Um conhecido site de leilões anuncia para o dia 10 de junho o leilão de um apartamento do pedetista Ciro Gomes em Fortaleza. O imóvel...