28 C
Brasil
sexta-feira, abril 23, 2021
Início Brasil Em colapso, cidades de SC se unem em busca desesperada por vacina

Em colapso, cidades de SC se unem em busca desesperada por vacina

Diante do letargia do governo de Jair Bolsonaro na compra de vacinas – só agilizada nesta semana por causa do Congresso –, um novo consórcio de prefeitos surgiu em Santa Catarina para tentar negociar diretamente com laboratórios a aquisição de imunizantes.
Como o Radar mostrou, na quarta-feira já eram 649 municípios brasileiros a aderirem ao consórcio liderado pela Frente Nacional de Prefeitos. Nesta quinta, o número passou a 1.292.

Com uma série de municípios enfrentando colapso nos hospitais, os prefeitos catarinenses decidiram buscar seu próprio caminho, a partir da Federação Catarinense de Municípios. Até o momento, a iniciativa já conta com a adesão de 180 municípios do estado que proporcionalmente mais deu votos a Jair Bolsonaro em 2018.

O objetivo é comprar mais de 3 milhões de doses. “Só vamos parar quando a vacina chegar em solo catarinense. A única solução é a vacina”, disse Clenilton Pereira, presidente da Fecam e prefeito de Araquari. Ele espera concluir o processo inicial já nos próximos dias e lembra que a Fecam não vai comprar as vacinas efetivamente. Será apenas a gestora do processo.

“Não podemos esperar a boa vontade do governo federal ou de quem quer que seja, a cada dia que passa mais pessoas estão morrendo”, argumenta Pereira.

A Federação espera emitir um parecer para garantir respaldo jurídico às prefeituras que tive-rem interesse em adquirir vacinas por conta própria.

Continua após a publicidade

- Advertisment -

Ultimas Notícias

Os potenciais alvos da delação-bomba no Congresso

Em outra frente inflamável na PGR, um ex-assessor parlamentar e agora delator promete arrastar uma parte da bancada de Minas Gerais no Congresso para...

Plasfer: como aplicar sustentabilidade na empresa

O conceito de sustentabilidade está muito disseminado no mundo atual, a tendência é aderir e manter o natural. A empresa Plasfer Healthcare...

Apesar do STF, Moro define partido e marca prazo para decidir sobre 2022

Depois de ter a biografia de juiz implacável com corruptos sepultada pelo STF, Sergio Moro terá uma dura decisão a tomar: entrar ou não...

CNJ participa de audiência na Corte Interamericana de Direitos Humanos

O Conselho Nacional de Justiça foi convidado a participar de audiência pública de supervisão de sentença no caso Ximenes Lopes vs. Brasil, marcado para...