24.4 C
Brasil
quarta-feira, março 3, 2021
Início Brasil Feliciano pede pragmatismo na diplomacia de Bolsonaro com China e EUA

Feliciano pede pragmatismo na diplomacia de Bolsonaro com China e EUA

Rei morto, rei posto. Poucas horas depois de Donald Trump entrar no Air Force One para mergulhar no esquecimento da derrota para Joe Biden, a ala ideológica do bolsonarismo já começou a demonstrar que está em outra.

Para o pastor Marco Feliciano, o governo precisa logo mudar sua interlocução com os Estados Unidos e adotar “total pragmatismo nas relações internacionais”, tanto com Biden quanto com a China, que demonstrou nesta semana que pode prejudicar muito a imagem de Jair Bolsonaro e do governo ao interditar o fluxo de insumos para produção de vacina no país.

“Queiramos ou não, com a posse de Biden hoje à frente da maior potência mundial, o jogo todo muda. Jogo novo requer estratégia nova. A antiga não serve mais”, diz Feliciano.

A cara mais famosa da “estratégia antiga” é a de Ernesto Araújo, que loteou o Itamaraty de aloprados seguidores de Olavo de Carvalho. Deu no que deu. O principal representante do governo brasileiro na diplomacia é hoje uma figura rejeitada pelas duas maiores potências do planeta. Daí o desejo dos colegas de Araújo de vê-lo bem distante da Esplanada.

Feliciano, no entanto, não chega a falar na troca de Araújo. Diz acreditar na capacidade dele de se ajustar ao novo cenário: “Entendo que quanto mais tempo demoramos para mudar nosso posicionamento no plano internacional, pior será. A hora é de total pragmatismo nas relações internacionais. Já dizia o imperador Vespasiano que dinheiro não tem cheiro”.

Para Feliciano, a China tem interesses geopolíticos no Brasil que favorecem a construção de entendimento. “Somos a nona economia do mundo, com capacidade de garantir a segurança alimentar chinesa. Está na hora de, com tranquilidade e soberania, realinharmos tudo isso com os chineses. Nixon foi à China. Tenho convicção que o ministro Ernesto compreende tudo isso e, como grande patriota e diplomata que é, tomará as medidas necessárias para o melhor do povo brasileiro”, diz Feliciano.

 

Continua após a publicidade

- Advertisment -

Ultimas Notícias

Maioria de investidores acredita que PEC Emergencial não será fatiada

Para 77% dos investidores ouvidos por uma pesquisa divulgada hoje pela XP, não haverá fatiamento da PEC Emergencial, com votação de todos os pontos...

Anúncio de novo presidente do BB é esperado até sexta

A expectativa no Banco do Brasil nesta quarta é de que Jair Bolsonaro anuncie até sexta-feira o nome do substituto de André Brandão para...

Auxiliares lutam para evitar que Bolsonaro agrave crise com pronunciamento

É grande a luta no Planalto na manhã desta quarta para evitar que Jair Bolsonaro agrave a crise da pandemia com novos ataques aos...

SP deve entrar na fase vermelha; Doria e equipe avaliam data

A reunião ainda vai ocorrer em São Paulo e João Doria tem muitos pontos em dúvidas para analisar com a equipe técnica que avalia...