24.8 C
Brasil
sábado, junho 19, 2021
Início Brasil Forças federais saem de terra indígena no auge de conflito com garimpeiros

Forças federais saem de terra indígena no auge de conflito com garimpeiros

Os indígenas que vivem na região de Jacareacanga, no sudoeste do Pará, vivem uma escalada de violência em suas terras com ataques de garimpeiros e, agora, sem nenhuma proteção das forças de segurança.

Nesta quinta, 27, a Polícia Federal e a Força Nacional, que estavam na região em operação de combate ao garimpo, se retiraram no auge da tensão.

Lideranças que conversaram com a coluna afirmam que Jacareacanga vive um cenário de guerra. Na quarta, 26, criminosos incendiaram as casas da líder Munduruku Maria Leusa Kaba e de sua mãe. Maria Leusa é uma das lideranças que tenta combater a mineração ilegal na região.

A presença da Polícia Federal na região fazia parte da Operação Mundurukânia, ligada ao combate da prática clandestina de garimpos nas terras indígenas Munduruku e Sai Cinza. A informação sobre a operação vazou e garimpeiros se organizaram para tentar evitar a ação das forças de segurança.

O clima de tensão motivou o Ministério Público Federal (MPF) a enviar ofícios para autoridades federais e estaduais pedindo reforço na segurança pública da região.

Nos documentos, o MPF solicita “especificamente às forças vinculadas à União que, em prazo máximo de dez horas, proveja e mantenha, seja por conduto das Forças Armadas ou Força Nacional, efetivo armado – dispondo de quantitativo e subsídios materiais suficientes – para garantir a segurança do povo Munduruku e impedir nova invasão das terras indígenas Munduruku e Sai Cinza”.

Continua após a publicidade

- Advertisment -

Ultimas Notícias

Deputado pede que Justiça vete passeio de moto de Bolsonaro no Ceará

O deputado federal Célio Studart (PV-CE) protocolou nesta quinta, na Justiça Federal do Ceará, uma ação popular para barrar eventual realização de motociatas ou...

No STF, só Edson Fachin ainda não despachou nada sobre CPI

O presidente do STF, ministro Luiz Fux, tem deixado claro que um de seus objetivos na gestão da Corte é cumprir o regimento em...

Advogada tenta conquistar OAB paulista a bordo de uma kombi

A criminalista Dora Cavalcanti pretende conduzir seu caminho na disputa pela presidência da OAB de São Paulo a bordo de uma kombi. Parte do plano...

Efeito Marina, o fantasma de Ciro Gomes em 2022

Um fantasma que ronda o ninho pedetista de Ciro Gomes é o fenômeno já vivido por Marina Silva. Em 2018, a candidata da Rede...