28.3 C
Brasil
sexta-feira, março 5, 2021
Início Brasil Governo assenta 3,8 mil famílias na reforma agrária em 2020

Governo assenta 3,8 mil famílias na reforma agrária em 2020

Dados do Incra, atualizados no dia 30 de dezembro de 2020, mostram que o órgão assentou no ano passado 3.813 famílias na reforma agrária, uma queda de 29% em relação a 2019, quando foram assentadas 5.409 famílias.

Em 2020, o Incra pretendia assentar 4.898 famílias, meta distante de ser cumprida. Em alguns estados não foi assentada nenhuma família na reforma agrária, como no Piauí, Paraíba e Tocantins.

Os estados recordistas em assentamentos foram Mato Grosso, com 693 famílias, e Goiás, com 425 famílias. Em São Paulo, foram apenas 183 famílias.

O governo de Fernando Henrique Cardoso, após o massacre de Eldorado de Carajás, chegou a assentar 101.000 famílias por ano. Lula chegou a 136.000 famílias em um ano. 

A queda do número de assentamentos da reforma agrária após o segundo mandato de Lula é uma das maiores em 25 anos.

O declínio no número de famílias assentadas começou no governo de Dilma Rousseff, chegando no máximo a 32.000 famílias por ano. O governo de Michel Temer atingiu no máximo 8.800 famílias em 2018.

O governo de Jair Bolsonaro tem concentrado sua política no campo na concessão de títulos de domínio (TD), documento que transfere o imóvel definitivamente para o assentado. Segundo o Incra, serão expedidos 100.000 TDs nestes quatro anos de governo.  

Continua após a publicidade

- Advertisment -

Ultimas Notícias

Pagamento de indenizações da Odebrecht a delatores é questionado

O ex-presidente da Braskem José Carlos Grubisich Filho acionou a Justiça nesta semana para questionar supostos indícios de recebimento de indenizações mensais por parte de...

Covid-19: Doria anuncia novo hospital de campanha em SP

O governador João Doria disse nesta sexta-feira, 5, que um novo hospital de campanha será aberto na cidade de São Paulo para o tratamento...

Bolsonaro usa mentira como método e não merece governar, diz Dino

Autor da queixa-crime encaminhada à Câmara pelo decano do STF, ministro Marco Aurélio Mello, o governador do Maranhão, Flávio Dino, bate pesado no presidente...

Como a Ambev vem atuando contra a cultura machista no mercado

O debate sobre equidade de gênero nunca esteve tão forte no setor cervejeiro. Na Ambev, mudanças expressivas estão em curso em todas as áreas...