25.6 C
Brasil
sexta-feira, maio 14, 2021
Início Brasil Indústria e ambientalistas vão a Lira pela redução dos gases HFCs

Indústria e ambientalistas vão a Lira pela redução dos gases HFCs

Um manifesto assinado por representantes da indústria e de entidades de defesa do meio ambiente e dos direitos do consumidor em defesa da ratificação da Emenda de Kigali pelo Brasil será entregue nesta quinta-feira ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

A data escolhida, Dia Mundial da Terra, marca também o início da Conferência do Clima que reúne representantes de 40 países.

O projeto sobre o tema aguarda há um ano e meio para ser votado no plenário. Na avaliação dos signatários da carta, a demora deixa o Brasil ainda mais distante da política de meio ambiente adotada por potências mundiais.

No último dia 16, o presidente chinês, Xi Jinping, afirmou aos líderes da França, Emmanuel Macron, e da Alemanha, Angela Merkel, que a China aceitará a Emenda de Kigali. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, também já encaminhou ao Senado americano uma orientação pela aprovação.

A emenda é um adendo ao Protocolo de Montreal e estabelece metas de redução dos gases hidrofluorcarbonetos (HFCs) em geladeiras e aparelhos de ar-condicionado. Os mais utilizados no Brasil são até duas mil vezes mais prejudiciais ao efeito estufa do que o dióxido de carbono.

Para os especialistas, além da redução do impacto ambiental, a ratificação abre para a indústria brasileira créditos a fundo perdido do Fundo Multilateral para implementação do Protocolo de Montreal, estimados em US$ 100 milhões, para modernizar fábricas com o objetivo de produzir equipamentos mais eficientes e gerar empregos.

Continua após a publicidade

- Advertisment -

Ultimas Notícias

PGR assina delação com advogado que deve implodir a Lava-Jato no Rio

O advogado Nythalmar Filho na última terça-feira seu acordo de delação premiada com a PGR. Em troca de provas contra investigadores da força-tarefa da Lava-Jato...

STF arquiva caso dos cheques de Queiroz que mirava Bolsonaro

No início da semana, o Radar revelou que o chefe da PGR, Augusto Aras, havia rejeitado investigar Jair Bolsonaro no caso dos cheques depositados...

Disputa pelo controle do aeroporto de Manaus segue no STF

A novela da licitação do aeroporto de Manaus, que antagoniza o governo de Jair Bolsonaro e consórcio SB Participações, ganhou mais um capítulo com...

Universidade Zumbi dos Palmares lança pesquisa inédita sobre cotas raciais

A Universidade Zumbi dos Palmares, em parceria com a ONG Afrobras e com o Conselho Nacional de Justiça, vai dar início a uma pesquisa...