28.4 C
Brasil
segunda-feira, abril 19, 2021
Início Brasil Inquérito das fake news abriga provas pesadas contra bolsonaristas

Inquérito das fake news abriga provas pesadas contra bolsonaristas

Na semana passada, o ministro Dias Toffoli, do STF, provocou surpresa ao revelar, por vontade própria, informações sigilosas do inquérito das fake news, que tramita no Supremo.

Segundo ele disse na Band, as investigações haviam mapeado fontes internacionais de financiamento dos radicais bolsonaristas que atacaram a democracia e as instituições.

“Teve financiamento estrangeiro, internacional, a atores que usam as redes sociais para fazer campanhas contra as instituições, em especial o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional… Está em curso o aprofundamento desses dados de investigação pelo ministro Alexandre de Moraes, o que é gravíssimo”, disse o ministro.

O ministro Alexandre de Moraes é relator de duas importantes investigações no STF. O inquérito das fake news e o caso dos atos antidemocráticos. Nos dois inquéritos, Moraes autorizou a quebra de sigilos de investigados para desmontar a rede de conspiração golpista.

Fontes ouvidas pelo Radar que estão em contato direto com as investigações dizem que o material citado por Toffoli só pode ter sido obtido a partir do inquérito das fake news, cuja profundidade até hoje é desconhecida.

No caso dos atos antidemocráticos, a PGR e a PF fizeram uma série de diligências, mas só conseguiram chegar a aloprados da caixa baixa do bolsonarismo. Não seria essa turma, que lidava com pequenas quantias de dinheiro, a mais perigosa nesse jogo de ataque a instituições.

Continua após a publicidade

- Advertisment -

Ultimas Notícias

A mensagem de Pujol no Dia do Exército: ‘Lealdade à Constituição’

Mensagem do Dia do Exército assinada pelo comandante Edson Pujol nesta segunda registra em dois trechos o compromisso da força com a Constituição. Pujol, que...

Leilão de apartamento de Ciro Gomes entra na reta final na Justiça

Um conhecido site de leilões anuncia para o dia 10 de junho o leilão de um apartamento do pedetista Ciro Gomes em Fortaleza. O imóvel...

Quem disse que o sol é para todos?

Vencedor do prêmio Pulitzer, em 1961, O Sol é Para Todos é uma narrativa atemporal que aborda temas ainda vividos em nossa...

Caso Henry: pai do menino pede aumento da pena para casos como o dele

Em meio ao luto pela morte de seu único filho, o menino Henry, de 4 anos, o engenheiro Leniel Borel de Almeida, de 37,...