24.8 C
Brasil
sexta-feira, junho 18, 2021
Início Brasil Leite defende que prévias do PSDB ocorram em Brasília, de modo presencial

Leite defende que prévias do PSDB ocorram em Brasília, de modo presencial

Candidato nas prévias do PSDB, o governador gaúcho Eduardo Leite aprovou a decisão da cúpula do partido nesta segunda de seguir o modelo de eleição interna que divide a sigla em quatro grupos votantes com peso de 25% no pleito.

O primeiro grupo é formado por filiados, fatia mais volumosa do partido, e os outros três grupos são compostos por vereadores e deputados estaduais (25%), prefeitos e vices (25%) e deputados e senadores (25%).

Para Leite, o modelo permite uma disputa justa entre os nomes — João Doria, Arthur Virgílio e Tasso Jereissati — que buscam apoio do partido para o projeto presidencial.

“Nas prévias, o partido vai escolher um candidato para o país, um nome que encontre o sentimento médio do brasileiro. Daí a importância de o processo das prévias respeitar o equilíbrio federativo, com regras por grupos eleitorais e peso para cada grupo”, diz o tucano.

O governador do Rio Grande do Sul defende agora que o partido estabeleça regras claras de como será o sistema de votação, para evitar conflitos e suspeitas de fraudes.

“Será a primeira vez que realizaremos prévias para escolher o candidato nacional. Como vai ser a votação? Como se garante que não terá fraude ou votação indevida? Como será o mecanismo? Defendo que o voto seja presencial, num evento do partido em Brasília. Em novembro, já com vacinação avançada, teremos condições de realizar a votação”, diz Leite.

- Advertisment -

Ultimas Notícias

Deputado pede que Justiça vete passeio de moto de Bolsonaro no Ceará

O deputado federal Célio Studart (PV-CE) protocolou nesta quinta, na Justiça Federal do Ceará, uma ação popular para barrar eventual realização de motociatas ou...

No STF, só Edson Fachin ainda não despachou nada sobre CPI

O presidente do STF, ministro Luiz Fux, tem deixado claro que um de seus objetivos na gestão da Corte é cumprir o regimento em...

Advogada tenta conquistar OAB paulista a bordo de uma kombi

A criminalista Dora Cavalcanti pretende conduzir seu caminho na disputa pela presidência da OAB de São Paulo a bordo de uma kombi. Parte do plano...

Efeito Marina, o fantasma de Ciro Gomes em 2022

Um fantasma que ronda o ninho pedetista de Ciro Gomes é o fenômeno já vivido por Marina Silva. Em 2018, a candidata da Rede...