24.6 C
Brasil
domingo, abril 18, 2021
Início Brasil Líderes do Parlamento mostram preocupação com ação de governadores

Líderes do Parlamento mostram preocupação com ação de governadores

Na edição de VEJA que está nas bancas, o Radar mostra o plano desenhado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, para criar uma comissão técnica, formada por integrantes do Parlamento e do Executivo, para acompanhar diretamente a compra de vacinas, a chegada de insumos e o calendário de entrega dos lotes de doses.

Tudo feito de forma a tratar a questão de forma logística, sem a faísca política que tanto mexe com os instintos de Jair Bolsonaro. Fontes ouvidas pelo Radar neste domingo dizem que cinco governadores também seriam integrados ao colegiado, para mostrar o alinhamento de ações entre diferentes instâncias dos poderes. Seriam eles: Helder Barbalho, pelo Norte, Wellington Dias (Nordeste), Ronaldo Caiado (Centro-Oeste), Renato Casagrande (Sudeste) e Carlos Moisés (Sul).

A decisão dos governadores de criarem sua própria frente estratégica de combate ao coronavírus pode tumultuar as articulações em curso no Parlamento, dizem líderes ouvidos pelo Radar. A preocupação no Legislativo é de não politizar o debate da crise.

“Sabemos que o presidente gosta e estimula o confronto. Uma briga com os governadores agora é tudo que ele precisa para continuar alimentando sua narrativa de negação da crise”, diz um importante líder do Parlamento.

Pelo menos 23 governadores devem assinar uma carta a ser divulgada nesta segunda com uma mensagem sobre a importância de uma coordenação nacional contra o avanço da pandemia, que está no seu pior momento no país.

Os governadores querem, como mostrou o Radar neste domingo, incluir os chefes do Congresso no grupo, o que levará Lira e o chefe do Senado, Rodrigo Pacheco a conversarem nesta segunda sobre a nova articulação. O sentimento no Parlamento é de que o novo passo dos governadores tem tudo para tumultuar ainda mais o ambiente político no país, sem produzir os efeitos desejados no combate à pandemia.

 

Continua após a publicidade

- Advertisment -

Ultimas Notícias

A dura missão de Braga Netto na Defesa

Walter Braga Netto levará um tempo para vencer a desconfiança na caserna. No Exército, oficiais generais de alta patente consideram que Braga Netto aprendeu...

A relação do novo chefe do Itamaraty com a China

Se o ambiente melhorou com os Estados Unidos na esteira dessa discussão da Cúpula do Clima de Joe Biden, o mesmo pode-se dizer em...

Os ‘exemplos domésticos’ do ministro Edson Fachin, do STF, no isolamento

No isolamento social há um ano, o ministro Edson Fachin, que comanda os casos da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal, divide o tempo entre...

Presidenciáveis de centro e esquerda se unem em críticas a Bolsonaro

Cinco presidenciáveis de diferentes partidos e ideologias – o apresentador de TV Luciano Huck (sem partido), os governadores João Doria (PSDB-SP) e Eduardo Leite...