24.8 C
Brasil
sábado, junho 19, 2021
Início Brasil PGR investiga Bia Kicis por incitar motim policial na Bahia

PGR investiga Bia Kicis por incitar motim policial na Bahia

Na semana passada, a PGR despachou ofício ao gabinete da ministra Rosa Weber em que revela ter aberto investigação preliminar contra a deputada Bia Kicis, atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.

Integrante da bancada radical do bolsonarismo, a deputada, segundo o ofício da PGR, usou as redes sociais em março para incitar um motim de policiais na Bahia.

A prática foi enquadrada no artigo 286 do Código Penal, que prevê detenção de três a seis meses ou multa para quem “incitar, publicamente, a prática de crime”.

Além de conclamar que os policiais desrespeitassem ordens do governador da Bahia, Rui Costa, sobre restrições sanitárias na pandemia, a deputada espalhou fake news sobre o episódio envolvendo um policial que, em surto, atirou contra os próprios colegas e foi abatido por causa disso.

A deputada correu apagar a postagem depois da repercussão de sua mensagem. Segundo a PGR informa ao STF, a investigação contra Bia Kicis foi aberta no dia 8 de abril.

“Eventual surgimento de indícios razoáveis de possível prática criminosa pela requerida (Bia Kicis), na Notícia de Fato mencionada, ensejará, pois, a adoção de providências ne-cessárias à persecução penal”, escreve o vice-procurador Humberto Jacques de Medei-ros.

A manifestação da PGR ocorreu em outro pedido de investigação contra a deputada pelo mesmo motivo, apresentado pelo advogado Ricardo Bretanha Schmidt.

Continua após a publicidade

- Advertisment -

Ultimas Notícias

Deputado pede que Justiça vete passeio de moto de Bolsonaro no Ceará

O deputado federal Célio Studart (PV-CE) protocolou nesta quinta, na Justiça Federal do Ceará, uma ação popular para barrar eventual realização de motociatas ou...

No STF, só Edson Fachin ainda não despachou nada sobre CPI

O presidente do STF, ministro Luiz Fux, tem deixado claro que um de seus objetivos na gestão da Corte é cumprir o regimento em...

Advogada tenta conquistar OAB paulista a bordo de uma kombi

A criminalista Dora Cavalcanti pretende conduzir seu caminho na disputa pela presidência da OAB de São Paulo a bordo de uma kombi. Parte do plano...

Efeito Marina, o fantasma de Ciro Gomes em 2022

Um fantasma que ronda o ninho pedetista de Ciro Gomes é o fenômeno já vivido por Marina Silva. Em 2018, a candidata da Rede...