23.4 C
Brasil
segunda-feira, março 8, 2021
Início Brasil Projeto quer – finalmente – cobrar imposto de donos de jatinhos e...

Projeto quer – finalmente – cobrar imposto de donos de jatinhos e iates

A proposta de taxar fortunas é pra lá de espinhosa, com fortes argumentos de quem é a favor ou contra esta que é vista como uma das formas de diminuir a desigualdade social no país. Um caminho viável parece ser fatiar a questão, debatendo ponto a ponto separadamente, como os impostos sobre as heranças ou os bens de alto valor, caso de embarcações e aeronaves de luxo.

Foi o que propôs o deputado Severino Pessoa (Republicanos/AL), ao apresentar no início do mês o projeto de lei complementar 11/2021, que prevê a cobrança anual de imposto de 1% do valor de “brinquedos” como jatinhos e iates.

O parlamentar argumenta que, assim, propõe-se uma “solução para essa enorme distorção na tributação da propriedade no país, onde proprietários de carros populares pagam anualmente o IPVA e donos de jatinhos e iates são desonerados”. Na proposta, ficariam isentas as embarcações usadas para pesca artesanal e pesquisa científica.

Em janeiro, os presidenciáveis Luciano Huck e Ciro Gomes trocaram figurinhas sobre o tema pelas redes sociais. Ciro disparou: “Imposto sobre heranças. EUA cobram 40%, o Brasil cobra 4%. Um trabalhador de aplicativo paga IPVA da moto, enquanto Luciano Huck e João Dória, que compraram jatinho subsidiado com dinheiro público, não pagam IPVA do jatinho. Tbm não é cobrado de helicóptero e lancha”.

Huck devolveu: “Boa, Ciro. Concordo contigo. Sou a favor de uma maior tributação sobre herança. Tb defendo um imposto tipo IPVA sobre aeronaves e barcos. Seria o primeiro a pagar. É o justo. Mas creio que dá pra fazer tudo isso de forma construtiva. Resgatando a serenidade e a confiança no país”.

A matéria, no entanto, não é nova. Ela já apareceu nas discussões sobre a reforma tributária, por meio de várias emendas às PECs 45 e 110 e, em 2013, na PEC 283. Nada, por enquanto, saiu do papel.

Continua após a publicidade

- Advertisment -

Ultimas Notícias

Na pandemia, Coaf fez relatórios sobre 674 mil alvos

A pandemia não impediu o Conselho de Controle de Atividades Financeiras de ampliar seu trabalho de investigação de casos de lavagem de dinheiro. Pelo...

Líderes do Parlamento mostram preocupação com ação de governadores

Na edição de VEJA que está nas bancas, o Radar mostra o plano desenhado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, para criar uma comissão...

País precisa ‘alinhar estratégias’ de combate o vírus, diz Eduardo Leite

Governador do Rio Grande do Sul, um dos estados mais castigados pelo agravamento da pandemia, Eduardo Leite diz ao Radar que o movimento dos...

‘Brasil não pode caminhar para colapso hospitalar absoluto’, diz Dino

Um dos articuladores da frente de governadores que se forma nesta segunda para tentar combater de modo estratégico o avanço do coronavírus em todo...