22.3 C
Brasil
sábado, março 6, 2021
Início Brasil Tensão na fronteira do Brasil com o Peru envolve haitianos no Acre

Tensão na fronteira do Brasil com o Peru envolve haitianos no Acre

A fronteira do Brasil com o Peru está fechada há um ano por causa do coronavírus. Ainda assim, dezenas de haitianos que estão acolhidos na cidade de Assis Brasil, no Acre, atravessaram nesta terça a divisa, sob a resistência de policiais do país vizinho.

Vídeos e fotos feitos por moradores mostram o  momento em que os haitianos conseguiram atravessar a ponte que separa o Brasil do Peru, na cidade de Iñapira.

A polícia peruana teria agido com truculência e expulsou os haitianos. Essa situação vinha se desenhando. O governo do Acre fez alertas ao Itamaraty.

O prefeito de Assis Brasil, Professor Jerry, do PT, diz que o governo brasileiro não estava presente e teme que os haitianos, expulsos do Peru, estejam muito revoltados.

“As pessoas entraram (no Peru) mas em poucas horas o Exército peruano conteve todas elas e as expulsou. Elas (os haitianos) voltaram para a ponte (da divisa) e para os abrigos. Muitos estão machucados porque lá eles usam da força mesmo”, disse Jerry, num áudio enviado à deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC).

“E simplesmente não tivemos nenhum movimento por parte das forças federais, do Exército. Não deram as caras. Temos unicamente o reforço por parte do estado. E o problema ficou maior porque essas pessoas voltaram num clima de agressividade muito grande”, disse também o prefeito.

 

Continua após a publicidade

- Advertisment -

Ultimas Notícias

Polícia trabalha com tese de complô de mandantes na morte de Marielle

A Delegacia de Homicídios do Rio de Janeiro está trabalhando com a tese de um possível complô entre intermediários e mandantes do duplo assassinato...

Operação flagra mais um grande desmatamento na Chapada dos Veadeiros

Uma operação contra desmatamento irregular na região da Área de Proteção (APA) de Pouso Alto, no município de Cavalcante, resultou em multas que somam...

Como o vídeo ‘Custo Bolsonaro’ mexeu com as redes nas últimas 24 horas

Análise da consultoria Arquimedes sobre o comportamento das redes desde que o vídeo Custo Bolsonaro começou a circular nesta quinta-feira mostra que a produção,...

Damares anuncia domingo dados de violência contra mulheres no país

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos divulga no domingo os dados de denúncias recebidas pelo Disque 100 e pelo Ligue...