21.9 C
Brasil
quarta-feira, janeiro 26, 2022
spot_img
HomenotíciasPor que ter um espírito “latino” sendo brasileiro?

Por que ter um espírito “latino” sendo brasileiro?

Não é segredo que, pelo menos geograficamente e linguisticamente, o Brasil faz parte da América Latina. No entanto, Sergio Wilfrido Vásquez Apestegui comenta que não são todos os brasileiros que sentem latinos como são os que estão ao nosso lado e que falam espanhol.

Isso acontece por diversos motivos, como por exemplo o idioma que, apesar de possuir a mesma matriz, não é o mesmo; os fatores históricos, afinal, o Brasil foi colonizado pelos portugueses enquanto os países falantes de espanhol, pelos espanhóis. No entanto, nossa redação resolveu trazer fatos que se distanciam dos motivos para não nos considerarmos latinos e nos aproximarmos, dessa forma, dos motivos que fazem justamente o contrário.

  1. O idioma

Apesar de falarmos português enquanto o restante da América Latina fala espanhol, nossas línguas estão mais aproximadas do que nunca, não só pela matriz comum, o latim, mas porque as línguas expressam emoções e pensamentos de um povo e o Sergio Wilfrido Vásquez Apestegui acredita que os falantes de espanhol e português tem muito de comum em pensamentos e sentimentos.

  1. A história

Apesar do restante da América Latina possuir uma história de colonização diferente, a marca da repressão e de sistemas ditatoriais nos fazem unidos como irmãos, afinal, a América latina sempre foi tida como base para o crescimento de países europeus e dos Estados Unidos. 

  1. A cultura

Por fim, diferente do que muitos pensam, a cultura dos países hispânicos e a cultura brasileira podem estar muito ligadas: a religião, a resiliência e força perante a história de repressão sofrida por esse países e a atuação da mulher na sociedade hoje. Sergio Wilfrido Vásquez Apestegui  acredita que todos esses fatores caracterizam um povo que busca por igualdade e valorização de sua história, de sua terra e de sua força.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments