24.2 C
Brasil
domingo, março 7, 2021
Início Política AO VIVO: acompanhe a apuração do 2º turno das eleições 2020 pelo...

AO VIVO: acompanhe a apuração do 2º turno das eleições 2020 pelo Brasil

Duas semanas após o primeiro turno das eleições municipais de 2020, eleitores de 57 cidades brasileiras com mais de 200.000 pessoas aptas a votar voltaram às urnas neste domingo, 29, para o segundo turno. A votação foi iniciada às 7h e terminou às 17h na maior parte do país, menos nos estados fora do fuso horário de Brasília.

Entre as capitais, dezoito terão os prefeitos eleitos hoje: Aracaju, Belém, Boa Vista, Cuiabá, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Manaus, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória. Devido à crise no abastecimento de energia, o primeiro turno em Macapá foi adiado para o dia 6 de dezembro e o segundo turno, se houver, está marcado para 20 de dezembro.

Das demais 39 cidades com segundo turno, dezesseis estão no estado de São Paulo, maior colégio eleitoral do país, que terá disputas em grandes centros como Guarulhos, Campinas e Ribeirão Preto.

Acompanhe abaixo, em tempo real, a apuração do segundo turno:

18h08 – Cícero Lucena (PP) é eleito prefeito de João Pessoa

O prefeito eleito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP)Divulgação Cícero Lucena/Facebook

Cícero Lucena (PP) foi eleito prefeito de João Pessoa neste domingo. Com 100% das urnas apuradas, Lucena recebeu 53,16% dos votos, 185.055 no total, e venceu Nilvan Ferreira (MDB), com 46,84%, 163.030 votos no total. 

 

18h03 – Bruno Covas à frente em SP

Com pouco mais de um terço das urnas apuradas em São Paulo, 35,46%, o atual prefeito, Bruno Covas (PSDB), tem 60,23% dos votos até agora, 1.129.925 no total, contra 39,77% de Guilherme Boulos (PSOL), 746.066 do total.

 

17h54 – Delegado Pazolini (Republicanos) é eleito prefeito de Vitória

O prefeito eleito de Vitória, Delegado Pazolini (Republicanos)

Com 94,04% das urnas apuradas,  o deputado estadual Lorenzo Pazolini (Republicanos) foi eleito prefeito de Vitória, derrotando o candidato do PT, João Coser. Delegado Pazolini tem 58,63% dos votos válidos contra 41,37% do adversário. Vitória era uma das duas capitais em que o PT ainda concorria. A outra é Recife, com Marília Arraes.

 

17h42 – Edmilson Rodrigues (PSOL) é eleito prefeito de Belém

O prefeito eleito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL)

O deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL) foi eleito prefeito de Belém. Com 98,56% das urnas apuradas, Rodrigues teve 51,56% dos votos, 384.908 no total, contra 48,24% do Delegado Federal Eguchi (Patriota), 358.772 votos no total. 

Rodrigues, que foi prefeito de Belém por dois mandatos (1997 – 2004), formou uma frente de partidos de esquerda para conseguiu retornar ao cargo. Apoiaram a eleição do candidato do PSOL os partidos PT, Rede, PCdoB, PDT e UP. Já Eguchi contava com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para disputar o segundo turno.

 

17h35 – A eleição em São Paulo, com disputa entre o prefeito Bruno Covas (PSDB) e Guilherme Boulos (PSOL) no segundo turno, teve 35,5% de abstenção, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP).

 

17h23 – Candidato do PSOL à frente em Belém

Cerca de 20 minutos após o fim da votação, Belém é a capital cuja apuração está mais adiantada, com 92,86% das urnas apuradas: o candidato do PSOL, Edmilson Rodrigues, tem 51,55% dos votos até agora, contra 48,45% do Delegado Federal Eguchi (Patriota). A diferença entre ambos é de pouco mais de 21.597 votos no momento.

Continua após a publicidade

 

17h10 – Radar: A última esperança de Boulos

Candidato do PSOL na disputa pela prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos conversou longamente com o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) por telefone na tarde de ontem. Ambos concor daram sobre qual é a variável que pode levar o candidato do Psol à vitória em São Paulo. Leia aqui.

 

17h00 – Votação encerrada na maior parte do país

 

16h59 – Ibope não fará boca de urna

Ao contrário do primeiro turno, o Ibope não fará pesquisas de boca de urna no segundo turno das eleições municipais. A assessoria de imprensa do instituto de pesquisas diz não haver um motivo específico para a decisão.

 

16h50 – VEJA terá live durante apuração, a partir de 18h30

Enquanto os números da apuração dos votos nas cidades forem sendo divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral, VEJA transmitirá em seu canal no YouTube e em suas páginas nas redes sociais uma live com análises dos resultados, a partir das 18h30. Entre os comentaristas estarão o editor José Benedito da Silva, os colunistas Matheus Leitão, Ricardo Noblat, Dora Kramer e Ricardo Rangel e o diretor do instituto Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo.

 

16h50 – Radar: A que horas o Brasil deverá conhecer os novos prefeitos eleitos

 

16h50 – Em sete capitais, campanha líder gasta menos que a concorrente

Eleição mostra que, em muitas cidades, a popularidade vale mais que o volume de dinheiro investido no pleito. Em pelo menos sete das 18 capitais onde há disputa pelo segundo turno neste domingo, 29, os líderes nas pesquisas para prefeito receberam um montante de recursos em doações inferior ao do segundo colocado

 

16h50 – Segundo turno tem disputa acirrada em cinco capitais e favoritos em treze

O segundo turno das eleições municipais chega ao dia da votação neste domingo, 29, com disputas bastante apertadas em cinco capitais – onde não há diferença entre os contendores ou ela está dentro da margem de erro, segundo levantamentos feitos pelo Ibope – e favoritos bastante claros em outras treze – em alguns casos, virtualmente eleitos.

 

16h50 – Coluna Maquiavel: 583 urnas eletrônicas foram substituídas, diz TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que, até as 15h35 deste domingo 29, 583 urnas tiveram de ser trocadas, o que representa 0,40% de todos os dispositivos de votação. A maior parte das reposições ocorreu em São Paulo (175), seguido do Rio de Janeiro (165) e do Ceará (52).

Continua após a publicidade

- Advertisment -

Ultimas Notícias

Ministério da Justiça leiloa fazenda de bicheiro famoso no Mato Grosso

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça abriu recentemente o leilão de uma fazenda que foi do bicheiro Comendador Arcanjo, espécie...

Imagem de militares no governo ajuda Bolsonaro nas urnas, aponta pesquisa

Com a popularidade estremecida, Jair Bolsonaro tem ampliado o espaço de militares em seu governo. Desde a redemocratização, nunca foi tão grande a presença...

Cúpula do PSB tenta não se iludir com Luiza Trajano

A cúpula do PSB sondou Luiza Trajano para disputar o Planalto, mas já desembarcou da ideia, diante da delicada negativa da empresária. “Não queremos outra...

Polícia avança na investigação do assassinato de Marielle

A polícia do Rio deve anunciar novidades na próxima semana a respeito das investigações da morte de Marielle Franco. No próximo dia 13, os...