21.5 C
Brasil
sábado, março 6, 2021
Início Política Maia em baixa

Maia em baixa

Há uma voz corrente hoje entre deputados: uma coisa era a força de Rodrigo Maia para influir na reeleição, com a perspectiva de poder de mais dois anos, outra é a influência dele na eleição de um sucessor. Isso não quer dizer que o atual presidente não possa recuperar terreno daqui até fevereiro, mas significa que no momento a dianteira é de Artur Lira, candidato do Planalto.

O propalado apoio da esquerda a Maia, real no curso da presidência, vem se reduzindo porque existe nos partidos de esquerda e centro-esquerda um entendimento de que pode haver algumas vantagens na eleição de um nome (permaneça sendo Lira ou não) da preferência do governo. São levadas em conta algumas variáveis:

1. Principalmente o PT, a maior bancada com 54 votos, ainda vê vantagem em ter Jair Bolsonaro como adversário em 2022, a fim de se repetir o cenário de 2018 desta vez com o presidente em situação mais adversa que a anterior.

2. Pelo mesmo motivo, há a avaliação de que não seria prudente reforçar o campo da centro-direita onde Rodrigo Maia aparece como um dos principais articuladores para a próxima eleição presidencial.

3. Negociação da pauta de votações, com destaque para compromissos que um governista estaria disposto a assumir no enfraquecimento do papel do Ministério Público e no veto a privatizações de empresas como Eletrobras e Petrobras.

Ainda não há unidade de posições nesse campo na Câmara e pode ser que isso nem seja alcançado, mas é fato que a pura e simples imposição de uma derrota a Bolsonaro não é o único, muito menos o principal, fator considerado pela esquerda para definir o destino dos seus votos na escolha do presidente da Câmara que estará no cargo durante o processo eleitoral de 2022.

Continua após a publicidade

- Advertisment -

Ultimas Notícias

Polícia trabalha com tese de complô de mandantes na morte de Marielle

A Delegacia de Homicídios do Rio de Janeiro está trabalhando com a tese de um possível complô entre intermediários e mandantes do duplo assassinato...

Operação flagra mais um grande desmatamento na Chapada dos Veadeiros

Uma operação contra desmatamento irregular na região da Área de Proteção (APA) de Pouso Alto, no município de Cavalcante, resultou em multas que somam...

Como o vídeo ‘Custo Bolsonaro’ mexeu com as redes nas últimas 24 horas

Análise da consultoria Arquimedes sobre o comportamento das redes desde que o vídeo Custo Bolsonaro começou a circular nesta quinta-feira mostra que a produção,...

Damares anuncia domingo dados de violência contra mulheres no país

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos divulga no domingo os dados de denúncias recebidas pelo Disque 100 e pelo Ligue...