22.3 C
Brasil
sexta-feira, março 5, 2021
Início Política O próximo presidente da Câmara dos Deputados

O próximo presidente da Câmara dos Deputados

Está definido que Rodrigo Maia não poderá se candidatar novamente para a presidência da Câmara, cabe saber agora quais são os possíveis postulantes ao cargo e as chances de cada um deles?

Os nomes de preferência do atual presidente da Câmara são os deputados Baleia Rossi (MDB-SP), Elmar Nascimento (DEM-BA), Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e Marcos Pereira (Republicanos-SP). O deputado Aguinaldo Ribeiro encabeça a lista de Maia. Atualmente ele se esforça por apresentar o texto final da reforma tributária a fim de se fortalecer junto à oposição. O ponto fraco de sua candidatura é não contar com o apoio de seu próprio partido.

Baleia Rossi conta com a resistência da oposição, em particular do PT, em função de sua proximidade ao ex-presidente Michel Temer. Já Elmar Nascimento é da Bahia e do DEM, mesmo estado e partido de ACM Neto, principal adversário regional de Jaques Wagner. Aliás, é justamente por isso que o PDT prefere o nome do deputado Elmar. O PDT está emprenhado em dificultar a vida do PT em qualquer oportunidade que surja, e vice-versa, é o jogo político sendo jogado.

Marcos Pereira tende a ser um candidato mais forte porque conta com o apoio de parte importante do Centrão. Consequentemente, ele é capaz de conquistar votos preciosos que podem ir para a candidatura que tem a simpatia do Governo Bolsonaro, a do deputado Arthur Lira (PP-AL). Lira tem o apoio de seu partido e bons articuladores ao seu lado, dentre os quais o deputado Ricardo Barros (PP-PR).

O fiel da balança desta disputa parece ser os partidos de esquerda. O PT, mais numeroso e coeso, prefere Aguinaldo Ribeiro ou Marcos Pereira. O PC do B, aliado de primeira hora de Rodrigo Maia, apoia qualquer nome indicado por ele, e o PSB não tem posição definida (ao menos por enquanto).

O Governo Bolsonaro tem chances reais de conquistar a presidência da Câmara dos Deputados por meio da candidatura de Arthur Lira. Os partidos que o apoiam são numerosos, ainda que não sejam coesos. Caberá ao governo, por meio de Lira, conversar com os deputados, levantar suas demandas e atendê-las. Os adversários de Bolsonaro nesta empreitada são poderosos, Rodrigo Maia, parte do Centrão e a esquerda. Neste momento tudo indica que o candidato mais competitivo a enfrentar Arthur Lira é o deputado Marcos Pereira. É evidente que este cenário poderá mudar muito. Também é fato que, sendo ambos os principais candidatos, Lira e Pereira, o presidente Bolsonaro contará com um presidente da Câmara mais amigável do que foi Rodrigo Maia.

Continua após a publicidade

- Advertisment -

Ultimas Notícias

Polícia trabalha com tese de complô de mandantes na morte de Marielle

A Delegacia de Homicídios do Rio de Janeiro está trabalhando com a tese de um possível complô entre intermediários e mandantes do duplo assassinato...

Operação flagra mais um grande desmatamento na Chapada dos Veadeiros

Uma operação contra desmatamento irregular na região da Área de Proteção (APA) de Pouso Alto, no município de Cavalcante, resultou em multas que somam...

Como o vídeo ‘Custo Bolsonaro’ mexeu com as redes nas últimas 24 horas

Análise da consultoria Arquimedes sobre o comportamento das redes desde que o vídeo Custo Bolsonaro começou a circular nesta quinta-feira mostra que a produção,...

Damares anuncia domingo dados de violência contra mulheres no país

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos divulga no domingo os dados de denúncias recebidas pelo Disque 100 e pelo Ligue...