Segundo o artista plástico e especialista em tatuagem Carlos Otavio Gama, as tatuagens têm se tornado cada vez mais populares hoje em dia. Apesar de parecer uma moda recente um claro sinal da juventude, o ato de tatuar-se é uma tradição ancestral e a história da tatuagem nos mostra que a prática vive em nosso meio desde, pelos menos, 3000 anos antes de Cristo.
Os egípcios, maoris, polinésios e outros povos têm na sua história uma forte ligação com a tatuagem que ao longo do tempo também teve diversos significados, desde símbolos de status e poder, até marcação de criminosos. Acompanhe, a seguir, um pouco mais sobre a história da tatuagem. Boa leitura!
Saiba qual o primeiro registro de tatuagem
Conforme explica o especialista em tatuagem, Carlos Otavio Gama, conhecido também como South Gama, a prática de se tatuar,como dito anteriormente, é muito mais antiga do que se imagina. A descoberta dessa data e história veio quando arqueólogos encontraram Otzi, ou a Múmia do Similaun, um fóssil humano encontrado nos Alpes, que tinha cerca de 61 tatuagens.
Um ponto interessante, é que existe uma conexão entre os pontos tatuados e os usados na acupuntura, o que sugere uma possível ligação entre a milenar prática de cura através da tatuagem e seu uso medicinal. Além disso, múmias tatuadas foram descobertas em várias regiões do mundo, incluindo Groenlândia, Alasca, Sibéria, Mongólia, China, Egito, Sudão, Filipinas e os Andes. Dessa forma, essa diversidade geográfica e histórica mostra que a arte da tatuagem surgiu em diferentes partes do mundo, tendo cada uma o seu simbolismo cultural.
Além disso, o tatuador Carlos Otavio Gama, explica que as primeiras tatuagens eram feitas com uso de instrumentos feitos de ossos e com aplicação de uma espécie de tinta vegetal nas camadas mais superficiais da pele, uma técnica muito parecida com a Stick and Poke Tattoo, que tem sido cada dia mais popular atualmente.
Conheça a origem do nome
O tatuador South Gama comenta que quando o navegador James Cook desembarcou no ano de 1769, na Polinésia, ele observou a prática da tatuagem como parte da cultura local. Em seu diário de bordo, ele registrou que ambos os gêneros adornavam seus corpos com “tattow” como se dizia na língua deles. Por esse motivo, há muitas especulações de que essa seja a origem da palavra em inglês “tattoo”.
Por fim, a história e a evolução da tatuagem mostra que se trata de uma técnica de expressão corporal milenar e que sempre foi cercada de simbolismo e ideais de cultura e sociedade. Caso você deseje saber mais sobre essa manifestação artística e cultural, procure o tatuador Carlos Otavio Gama – South Gama nas redes sociais, ou pelo whatsapp: @southgama_artist e (11) 94343-0997.