Ao passear de carro pelas cidades, é possível avistar diversos escritórios de advocacia. De acordo com a Dra. Maria Conceição da Hora Gonçalves, apesar de parecer assustador aos novos advogados, essa grande incidência de escritórios não determina o sucesso desses empreendimentos. Se você deseja abrir o seu próprio escritório e atender como advogado, continue lendo para saber tudo sobre este assunto.
Abrindo um escritório de advocacia
Com a formatura e o recebimento do diploma de graduação em Direito, muitas pessoas realizam a prova da OAB e, ao serem aprovados, desejam iniciar a sua atuação como advogados tendo o seu próprio escritório. De acordo com a Dra. Maria Conceição da Hora Gonçalves Coelho, que é uma ótima advogada, e possui o seu próprio empreendimento com um escritório de advocacia, para ter sucesso na missão é preciso seguir algumas dicas.
Apesar de não ser ensinado durante o curso de graduação em Direito, abrir o seu próprio escritório é uma atividade muito comum para os profissionais da área, mas que por muitas vezes acabam desistindo devido à falta de informações sobre os processos que envolvem esse tipo de atividade. Ainda que a ideia de ser seu próprio chefe seja interessante, nem todos sabem como prosseguir com esse sonho.
A Dra. Maria Conceição da Hora Gonçalves, que é fundadora da Advocacia Gonçalves Coelho, um escritório de advocacia muito renomado, comenta que é muito importante que os profissionais que desejam se tornar empreendedores no Direito desenvolvam habilidades de gestão e conheçam quais as exigências legais que envolvem a abertura de um escritório. Entre as principais, está a regularidade do registro do advogado na OAB.
Dicas práticas para abrir o seu escritório de advocacia
Antes de mais nada, no momento que você decidir por abrir o seu próprio escritório no qual irá atuar como advogado, é muito importante seguir algumas dicas práticas e responder perguntas importantes sobre o seu novo empreendimento. A Dra. Maria Conceição da Hora Gonçalves Coelho, acredita que entre as principais perguntas a serem respondidas, estão: qual a área de atuação? Empreender sozinho ou em sociedade?
A partir das respostas dessas perguntas, já é possível dar mais alguns passos em direção a abertura de seu escritório. É muito importante pensar e planejar todos os custos que seu empreendimento terá, já que para abrir e mantê-lo você não pode colocar sua vida financeira em risco.
Por fim, o próximo passo está em escolher a melhor localização para o novo negócio, sendo muito interessante investir em locações em locais mais próximos dos centros comerciais da cidade onde você irá atuar, sempre buscando a melhor localização. Além disso, a Dra. Maria Conceição da Hora Gonçalves acredita ser muito importante desenvolver um plano de negócios que seja eficiente e preveja possíveis situações negativas.