Advogados no BrasilAdvogados no BrasilAdvogados no Brasil
  • Home
  • Brasil
  • Justiça
  • Política
  • Notícias
  • Sobre Nós
Search
Reading: ÓRGÃOS DA JUSTIÇA
Share
Font ResizerAa
Advogados no BrasilAdvogados no Brasil
Font ResizerAa
  • Home
  • Brasil
  • Justiça
  • Política
  • Notícias
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Brasil
  • Justiça
  • Política
  • Notícias
  • Sobre Nós
Siga
Advogados no Brasil > Blog > Justiça > ÓRGÃOS DA JUSTIÇA
Justiça

ÓRGÃOS DA JUSTIÇA

Liam Smith
Liam Smith
Share
4 Min Read
SHARE

O PODER JUDICIÁRIO

A Constituição Federal de 1988, norma fundamental e suprema do Estado Brasileiro, prevê, no artigo 2º, a existência dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, independentes e harmônicos entre si.

A função do Poder Judiciário é garantir os direitos individuais, coletivos e sociais e resolver conflitos entre cidadãos, entidades e Estado. Para isso, tem autonomia administrativa e financeira garantidas pela Constituição Federal.

O Brasil adota o sistema de unicidade jurisdicional, no qual apenas o Poder Judiciário pode, em caráter definitivo, interpretar e aplicar a lei em cada caso concreto, com o objetivo de garantir o direito das pessoas e promover a justiça.

A atuação do Judiciário se dá, exclusivamente, em casos concretos de conflitos de interesses trazidos à sua apreciação, sendo que o Judiciário não pode tentar resolver conflitos sem que seja previamente provocado pelos interessados.

ÓRGÃOS DA JUSTIÇA

Constituição Federal, no artigo 92, estabelece os órgãos do Poder Judiciário:

Supremo Tribunal Federal (STF)
O órgão de cúpula do Poder Judiciário, ao qual compete a guarda da Constituição. É a última instância da Justiça brasileira.

Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
Instituição pública que visa aperfeiçoar o trabalho do sistema judiciário brasileiro, principalmente no que diz respeito ao controle e à transparência administrativa e processual.

Superior Tribunal de Justiça (STJ)
Corte responsável por uniformizar a interpretação da lei federal em todo o Brasil. É de sua competência a solução definitiva dos casos cíveis e criminais que não envolvam matéria constitucional nem a justiça especializada.

Justiça Federal
Tem competência para processar e julgar, entre outras, as causas em que a União, entidade autárquica ou empresa pública federal forem interessadas na condição de autoras; os crimes políticos e as infrações penais praticadas contra a União, causas relativas a direitos humanos, previdência social. Cada Estado, bem como o Distrito Federal, constituirá uma seção judiciária que terá por sede a respectiva Capital, e varas localizadas segundo o estabelecido em lei. Já os Tribunais Regionais Federais representam a Segunda Instância da Justiça Federal compondo-se de, no mínimo, sete juízes, recrutados, quando possível, na respectiva região e nomeados pelo presidente da República.

Justiça do Trabalho
Julga ações entre trabalhadores e empregadores e outras controvérsias decorrentes da relação de trabalho. São órgãos da Justiça do Trabalho: Tribunal Superior do Trabalho (instância mais alta, com sede em Brasília); os Tribunais Regionais do Trabalho; e as varas do Trabalho.

Justiça Eleitoral
Cuida da organização do processo eleitoral, alistamento eleitoral, votação, apuração dos votos e diplomação dos eleitos. São órgãos da Justiça Eleitoral: o Tribunal Superior Eleitoral (com sede em Brasília); os Tribunais Regionais Eleitorais (na Capital de cada Estado e no Distrito Federal); os juízes eleitorais; e as juntas eleitorais.

Justiça Militar
Processa e julga crimes militares definidos em lei. A Justiça Militar no Brasil compõe-se do Superior Tribunal Militar (STM), com sede em Brasília, e jurisdição em todo o território nacional, e dos tribunais e juízes Militares.

Justiça Estadual
Julga todas as demais causas que não são de competência da Justiça especializada (Justiças Federal, do Trabalho, Eleitoral e Militar). Entre elas estão a maioria dos crimes comuns, ações da área de família, execuções fiscais dos estados e municípios, ações cíveis etc. Dessa forma, é o ramo do Judiciário que mais recebe ações. É composta por juízes de Direito (primeira instância) e desembargadores (segunda instância). A organização final é competência de cada Estado e do Distrito Federal.

Nesse contexto, está inserido o Tribunal de Justiça de São Paulo, considerado o maior tribunal do mundo em volume de ações.

 

Share This Article
Facebook Twitter Copy Link Print
Share
Previous Article A importância do Advogado
Next Article Momento de refletir sobre a participação de juízes na política

News

Unidade e ação definem os rumos do encontro jurídico nacional
Justiça 29 de outubro de 2025
Rio de Janeiro sediou o décimo encontro internacional da advocacia do Sul Global
Política 29 de outubro de 2025
A articulação jurídica que molda o futuro da carreira docente
Brasil 29 de outubro de 2025
Quando o silêncio digital vira sentença: o avanço das restrições tecnológicas no processo penal brasileiro
Notícias 29 de outubro de 2025

Advogados no Brasil: Seu guia confiável para o mundo jurídico brasileiro. Notícias, análises e insights sobre as últimas atualizações legais, casos importantes e tendências no universo jurídico nacional. Mantenha-se informado com nosso blog dedicado a tudo que você precisa saber sobre advocacia no Brasil.

Entre em contato: [email protected]

Populares

Alexandre Costa Pedrosa mostra como a alimentação inteligente pode transformar pequenas escolhas em grandes ganhos para a saúde e longevidade.
Alimentação inteligente: Escolhas simples para uma vida longa
Notícias
Alex Nabuco dos Santos analisa como plataformas como Airbnb impactam o modelo tradicional das incorporadoras.
Como o Airbnb e similares estão mudando o jogo das incorporadoras?
Notícias
Diohn do Prado evidencia como a inovação tecnológica está a transformar a indústria de rochas ornamentais com eficiência e estilo.
Inovação tecnológica na indústria de rochas ornamentais
Notícias
Daniella Jadão Meneses mostra que política com propósito nasce da escuta ativa e se concretiza em resultados reais.
Política feita com proximidade: escuta ativa que vira entrega concreta
Notícias

Veja Também

Avaliação do Governo Lula em Setembro de 2024: Resultados da Pesquisa Ipec
Política
Dr. Gustavo Khattar de Godoy explica como os prontuários inteligentes com IA estão transformando a gestão clínica de forma silenciosa e eficiente.
A revolução silenciosa dos prontuários inteligentes com IA
Notícias
Leonardo Siade Manzan
Transição energética e fontes renováveis: aspectos regulatórios, tributários e segurança jurídica
Notícias
Siga
© 2024 ADV no Brasil - [email protected] - tel.(11)91754-6532
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?