Advogados no BrasilAdvogados no BrasilAdvogados no Brasil
  • Home
  • Brasil
  • Justiça
  • Política
  • Notícias
  • Sobre Nós
Search
Reading: Soltar balão é crime: entenda os perigos e riscos dessa prática ilegal
Share
Font ResizerAa
Advogados no BrasilAdvogados no Brasil
Font ResizerAa
  • Home
  • Brasil
  • Justiça
  • Política
  • Notícias
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Brasil
  • Justiça
  • Política
  • Notícias
  • Sobre Nós
Siga
Advogados no Brasil > Blog > Justiça > Soltar balão é crime: entenda os perigos e riscos dessa prática ilegal
Justiça

Soltar balão é crime: entenda os perigos e riscos dessa prática ilegal

Liam Smith
Liam Smith
Share
4 Min Read
SHARE

Com as festas juninas, as autoridades alertam para o perigo de soltar balões. A prática é considerada crime ambiental, previsto na Lei nº 9.605/98. Quem for flagrado fabricando, vendendo, transportando ou soltando balões pode ser condenado a pagamento de multa ou pena de um a três anos de prisão.

Perigo para vegetação
Os balões juninos, de ar quente, inflamáveis e não tripulados, quando caem podem provocar incêndios na vegetação e em residências. No último domingo (16), um balão gigantesco caiu sobre cinco moradias em uma área de São Vicente, cidade do litoral de São Paulo, assustando os moradores. Ninguém ficou ferido.

A queda de um balão foi responsável por um incêndio no Parque Estadual do Jaraguá, na zona norte da capital paulista, em maio. De acordo com o governo de São Paulo, a soltura de balões é um dos principais causadores de incêndios na flora. A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística aplicou 40 autos de infração ambiental, nos primeiros cinco meses do ano, por fabricação, venda, transporte ou ato de soltar balões, aumento de 135% em relação ao mesmo período do ano passado.

Entre janeiro e maio, foram registradas 30 ocorrências com balões na rede elétrica da região metropolitana de São Paulo, sendo 21 na capital paulista, de acordo com a Enel Distribuição São Paulo. Segundo a empresa, mais de 6,1 mil clientes foram impactados por interrupção no fornecimento de energia, o equivalente a cerca de 24 mil pessoas.

“Pode cair [o balão], por exemplo, em uma refinaria, em uma indústria química ou se chocar com uma aeronave em voo. Quem faz isso, soltar balão, está assumindo risco de causar mortes”, alerta o especialista em gerenciamento de risco, Gerardo Portela, em entrevista à TV Brasil.

Risco para aviões
Outra ameaça é para a aviação civil. Muitas vezes os radares não conseguem avistar os balões, por causa das condições meteorológicas, aumentando o risco de choque com aviões.

O Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, lançou uma campanha para alertar a população sobre os riscos dessa prática ilegal. Serão realizadas ações em escolas próximas ao aeroporto. De janeiro a maio de 2024, foram registradas sete ocorrências com balões no aeroporto. Em 2023, foram 39.

“Dependendo da massa do balão e da velocidade da aeronave, o impacto da colisão pode chegar a 250 toneladas. Um balão de 15 quilos, por exemplo, considerado pequeno, ao colidir contra um avião que esteja voando a cerca de 300 Km/h causa um impacto de três toneladas e meia”, explica o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Levantamento do Cenipa aponta que Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba são as capitais com o maior número de ocorrências de balões. De janeiro a maio de 2024, foram identificados186 no país, antes da temporada das festas juninas. O Aeroporto Santos Dumont, também no Rio de Janeiro, teve 23 registros, seguido pelo Aeroporto Internacional de Viracopos (Campinas – SP), com 21; e o Aeroporto de Bacacheri, em Curitiba (PR), com 14.

Quando um balão é avistado, os controladores de tráfego são orientados a notificar os operadores próximos ao local onde o balão foi visto, assim como os pilotos também são alertados.

Share This Article
Facebook Twitter Copy Link Print
Share
Previous Article Covid-19: entenda como fica a vacinação por idade e grupo prioritário
Next Article Senado aprova novas regras para o seguro privado no país

News

Gustavo Morceli explora as tendências globais em educação tecnológica para 2026 e o papel estratégico do Brasil nesse novo cenário de inovação.
Tendências globais em educação tecnológica para 2026 e o posicionamento do Brasil nesse cenário
Notícias 15 de dezembro de 2025
“STF pode rebaixar redução de penas para Bolsonaro e réus do 81”ou“Bolsonaro e réus podem perder benefício da pena”se você preferir outro, por favor me informe.
Notícias 11 de dezembro de 2025
Riscos operacionais reduzidos mostram como a fiscalização contínua protege quem investe em cripto, explica Paulo de Matos Junior.
Riscos operacionais reduzidos: como a fiscalização contínua protege quem investe em cripto
Notícias 9 de dezembro de 2025
Construindo estabilidade emocional em tempos de mudança exige reflexões práticas — um caminho que Ademir Pereira De Andrade apresenta com clareza e humanidade.
Construindo estabilidade emocional em tempos de mudança: Reflexões práticas
Notícias 4 de dezembro de 2025

Advogados no Brasil: Seu guia confiável para o mundo jurídico brasileiro. Notícias, análises e insights sobre as últimas atualizações legais, casos importantes e tendências no universo jurídico nacional. Mantenha-se informado com nosso blog dedicado a tudo que você precisa saber sobre advocacia no Brasil.

Entre em contato: [email protected]

Populares

A EBS - Empresa Brasileira de Saneamento LTDA explica como drenagem, coleta e tratamento mitigam enchentes e impactos climáticos.
Infraestrutura: Como o saneamento pode proteger cidades dos extremos climáticos
Notícias
Transporte pesado com segurança exige planejamento, sinalização e equipamentos adequados para garantir eficiência e zero incidentes, orientação reforçada por Altevir Seidel.
Transporte pesado com segurança: Boas práticas essenciais para operações eficientes
Notícias
A economia comportamental revela como emoções e hábitos influenciam decisões de consumo e investimentos, como analisa Francisco Gonçalves Perez.
Economia comportamental e a influência nas suas finanças
Notícias
Riscos operacionais reduzidos mostram como a fiscalização contínua protege quem investe em cripto, explica Paulo de Matos Junior.
Riscos operacionais reduzidos: como a fiscalização contínua protege quem investe em cripto
Notícias

Veja Também

“Israel ataca Gaza: O que está por trás da convocação de 80 mil reservistas?”
Notícias
Marcelo Salgueiro Bruno
Como fazer curativos adequados em diferentes tipos de feridas
Notícias
Otávio Oscar Fakhoury
Mentes sábias: superando medos e ansiedades em tempos de crise financeira 
Notícias
Siga
© 2024 ADV no Brasil - [email protected] - tel.(11)91754-6532
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?