17.9 C
Brasil
domingo, maio 22, 2022
HomenotíciasComo definir um ramo para a sua empresa

Como definir um ramo para a sua empresa

Quando se decide empreender e investir em um negócio, uma das primeiras etapas é definir o rumo que aquele projeto terá. O empresário Marco Antonio Carbonari, do ramo de vinhos, explica que a decisão de definir o ramo de atividade de sua empresa é primordial para dar segmento aos próximos passos dessa trajetória. 

O ramo de atividade de uma empresa é o segmento de atuação do seu negócio, podendo ser no campo industrial, comercial ou de prestação de serviços. Marco Antonio Carbonari comenta que a escolha do ramo está atrelada, quase que inconscientemente, ao que se gosta de fazer. Afinal, ao se decidir empreender, o ideal é buscar aquilo que lhe agrada, porém, deve-se levar em conta também outros aspectos. 

Os aspectos que devem ser levados em consideração, conforme comentou o empresário Marco Antonio Carbonari, são questões primordiais para reduzir o risco da empresa/negócio não dar certo, e por isso, a definição do segmento deve ser estruturada também nos pontos de atenção que o empresário reforça:

Atuar em uma área que goste e conhecer sobre ela

Muitas são as questões que levam alguém à decisão de abrir seu próprio negócio. Por isso é essencial gostar da tarefa que irá executar. Marco Antonio Carbonari reforça que – como responsável pelos rumos da sua empresa – caberá a você dedicar-se ao máximo para que tudo flua bem, por isso, optar pelo que gosta é motivador para se continuar. Contudo, também ressalta que o interesse não garante o sucesso, logo, conhecer a fundo seu segmento antes de iniciar trará base para o desenvolvimento e aprimoração nas práticas diárias. 

Saiba quem é seu público-alvo

Para que sua empresa funcione, é preciso atentar-se ao retorno que seu oferecimento de produtos ou serviços trará. Por isso, Marco Antonio Carbonari esclarece a necessidade de se realizar pesquisas de mercado para ter certeza das procuras por aquilo que irá oferecer, além de conhecer os perfis de clientes para atraí-los com maior eficácia. 

Conheça a concorrência

Ninguém está sozinho no mundo dos negócios. O empresário reforça que deve-se estudar a concorrência, procurando entender quais são os pontos fortes e fracos de seus concorrentes, afinal trata-se de uma disputa de espaço e alcance do público-alvo de seus serviços ou produtos. 

Saiba quanto investir

Marco Antonio Carbonari indica que se realize uma análise do investimento necessário que terá que disponibilizar para iniciar sua empresa. Esteja pronto para buscar auxílio externo quando não há recursos financeiros para começar sozinho. No entanto, o empresário reforça que se redobre a atenção para não iniciar as atividades com dívidas altas.  Por fim, tenha em mente o futuro desse negócio em médio e longo prazo, buscando sempre manter suas atividades atuais, mesmo com o passar do tempo. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments