33.1 C
Brasil
terça-feira, julho 5, 2022
HomenotíciasEnologia: tudo que você precisa saber para se tornar um artista dos...

Enologia: tudo que você precisa saber para se tornar um artista dos vinhos

O empresário Marco Antonio Carbonari acredita que a enologia é uma forma de fazer arte, a qual poucas pessoas conhecem e sabem apreciar. Por isso, a convite da nossa redação, o amante de vinhos comenta, neste artigo, sobre os passos que acreditamos serem essenciais para você que quer saber mais sobre essa arte e sobre como se tornar um enólogo.

Antes de mais nada, é importante que você saiba que a enologia diz respeito à ciência que estuda o universo dos vinhos, ou seja, tudo o que está relacionado à plantação de uvas, produção das bebidas, apreciação e diversas outras características da mesma, as quais não são poucas por sinal.

No entanto, apesar de Marco Antonio Carbonari acreditar que essa ciência é, também, uma verdadeira arte, a enologia é uma área de trabalho no Brasil desde a década passada, mais especificamente, desde o ano de 2007. Dessa forma, como uma profissão regulamentada, ela permite que os profissionais especializados atuem em restaurantes, grandes redes de mercado, adegas, em serviços que cuidam da importação e exportação da bebida e em diversas outras áreas.

O que eu preciso para me tornar um enólogo?

Mas, afinal de contas, você deve estar se perguntando o que é preciso fazer para se tornar um artista dos vinhos, não é mesmo? Para que você saiba, não há muitos segredos sobre o passo a passo desse processo, uma vez que a primeira etapa que você deverá cumprir é cursar o ensino superior no curso de Enologia ou Agronomia, pois ambos tornam possível o segmento na carreira como enólogo.

Para isso, Marco Antonio Carbonari comenta que se você não gosta de disciplinas como física, química, biologia e afins, talvez apenas ser amante de vinhos não seja suficiente. Isso porque é um curso que conta com diversas matérias relacionadas a essas disciplinas, as quais são essenciais para que você se torne um bom enólogo. Mas, por outro lado, não há nada nesse mundo que não possamos aprender e desenvolver em nós mesmos, não é?

Além disso, o empresário explica que o curso de grau superior em Enologia ainda não é oferecido na modalidade à distância no Brasil, mas se você quer adquirir conhecimentos sobre esse mundo de outras maneiras, você pode fazer cursos técnicos e livres à distância, como o técnico em Agronomia.

Sendo assim, Marco Antonio Carbonari comenta que construir uma carreira juntamente e através dos vinhos é um realmente um grande feito artístico em sua opinião, mas, além disso, é possível ter uma vida próspera financeiramente, uma vez que seu salário como especialista em vinhos pode chegar em até R$ 15.000,00.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments