Sabemos que a era da tecnologia está sendo mais necessária do que nunca, não é mesmo? Para o empresário Raphael Gerk Viana, uma das áreas que vem chamando a atenção das pessoas é a do programador. Seja por causa dos diversos meios de atuação, pelo salário, ou pelo gosto em lidar com códigos e números durante o dia todo.
Enfim, diversas possibilidades que levam alguém a querer ser o próximo Bill Gates. Ainda assim, a origem da linguagem de programação não possui reconhecimento o suficiente. E foi pensando nisso que o expert em tecnologia, Raphael Gerk Viana, decidiu explicar os segredos por trás do papel da mulher na linguagem de programação. Ficou curioso? Então continue lendo o artigo para saber mais.
O que é linguagem de programação
Antes de contarmos os segredos neste artigo, precisamos explicar melhor em que consiste a linguagem de programação. Conforme explica o empresário Raphael Gerk Viana, essa linguagem nada mais é do que o conjunto de códigos que são combinados para desenvolver um software, sendo através desses que aplicativos, sites e jogos são desenvolvidos.
Origem da linguagem de programação
Agora, partindo para a primeira curiosidade, você sabia que quem inventou a linguagem de programação foi uma mulher? Exatamente! O nome da matemática era Ada Lovelace, e ela era ajudante de Charles Babbage. Eles trabalhavam juntos no processo de desenvolvimento de uma espécie de máquina analítica, e Lovelace, por sua vez, foi capaz de desenvolver um primeiro código.
Primeira linguagem de programação
Além disso, a primeira mulher capaz de desenvolver uma linguagem de programação propriamente dita, com a utilização de letras, foi Grace Hopper. Conforme comenta o expert em tecnologia, Raphael Gerk Viana, foi por causa do analista de sistemas da Marinha que as demais linguagens foram desenvolvidas. Incrível, não é mesmo?
Ops, deu bug
Hopper também foi a responsável por criar a famosa expressão “bug”, ao associar-se com o“debug”. Na qual a primeira, “bug”, remete a uma falha no sistema em um código de programa, e a segunda é uma espécie de código que serve para resolver qualquer inconveniente e erros causados pelos próprios programadores. Mas e você, já conhecia essas expressões?
Sendo assim, conforme explica o empresário e expert em tecnologia, Raphael Gerk Viana, o papel das mulheres no quesito da linguagem de programação são mais do que necessários, até porque, o desenvolvimento de diversas partes dessa área só é possível graças a mulheres como Lovelace e Hopper, e diversas outras que já contribuíram com a nossa sociedade.