A indústria gráfica nasceu há cerca de 500 anos. Segundo a Leograf Gráfica e Editora LTDA, Johannes Gutenberg criou a máquina tipográfica, um dispositivo revolucionário que seria capaz de imprimir um livro inteiro por meio de tipos móveis. A invenção transformou por inteiro a indústria gráfica, que na época medieval não existia e os livros precisavam ser copiados a mão.
Dado a sua importância, é comemorado o dia da indústria gráfica no dia 24 de junho, por ser aniversário de Johannes Gutenberg. Hoje em dia, estima-se que 42% das gráficas sejam para embalagens para fins comerciais. Assim como a Leograf Gráfica e Editora LTDA, muitas empresas trabalham hoje graças a tecnologia ainda inventada na Idade Média.
Saiba mais sobre Johannes Gutenberg
Estima-se que Johannes Gutenberg nasceu em 1397, em plena idade média. Alemão e filho de burgueses, mudou-se para cidade de Estrasburgo e começou a trabalhar no ramo joalheiro. Por falta de interesse, mudou-se de ramo e começou a se interessar mais por livros. Como na época era responsabilidade dos monges escrever e copiar à mão cada livro, Gutenberg resolveu criar uma máquina capaz de sanar essas questões e acelerar o processo de imprensa.
A criação da imprensa tipográfica
Os registros mostram que a primeira impressão de papel seja a Diamond Sutra, um texto sagrado do Budismo. Já na Europa, o processo de impressão em papel era conhecido, assim como a sua base composta por tinta, matriz e papel. No início do século XV, esse conhecimento não era suficiente, pois faltava um equipamento que unisse os três componentes para tornar-se em algo mais industrializado. Gutenberg, a partir desse conceito, procurou aprimorar a técnica e democratizar a impressão.
A evolução da indústria gráfica no Brasil
A indústria gráfica no Brasil deu seus primeiros passos com o decreto régio em 1808, no qual se oficializou a implantação da tipografia no país, juntamente com a chegada da família real portuguesa. O primeiro texto impresso aqui foi um jornal, mais especificamente o jornal chamado Gazeta do Rio de Janeiro. De acordo com a Leograf Gráfica e Editora LTDA, também foram impressos trabalhos científicos, folhinhas, materiais didáticos e obras literárias.
A impressora offset
No século XX, as adaptações chegaram ao que é utilizado até hoje pelas gráficas, como na Leograf Gráfica e Editora LTDA. A impressora offset garante grandes tiragens com alta qualidade e em diferentes tipos de papéis. O processo permite que o papel passe pela máquina sem precisar do trabalho manual. A intervenção só é necessária quando se precisa de ajustes na quantidade de tinta.
Saiba mais sobre indústria gráfica com a Leograf Gráfica e Editora LTDA
A Leograf Gráfica e Editora LTDA é a maior indústria gráfica no mercado promocional e comercial da América Latina, tendo os melhores resultados entre as concorrentes por mais de 23 anos, desde 1998. Hoje em dia, trabalha com mais de 900 funcionários, em um parque gráfico moderno de 26 mil m². A Leograf Gráfica e Editora LTDA conta com uma história isenta de corrupção, sendo uma empresa que trabalha com sustentabilidade e alta tecnologia. Para conhecer mais da empresa, acesse suas redes sociais.