23.4 C
Brasil
sexta-feira, julho 1, 2022
HomenotíciasControle financeiro empresarial e seu impacto na gestão do negócio

Controle financeiro empresarial e seu impacto na gestão do negócio

Você sabia que, antes de recorrer a métodos e fórmulas para alavancar os resultados do negócio, é preciso se preocupar com o controle financeiro? Giovanni Cataldi Neto, economista pós-graduado pela FGV, compreende que é por meio dele que se prepara a base estrutural que dará continuidade ao negócio.

 

Isso porque a administração eficiente e correta é fator primordial para que a empresa se planeje e se estruture em busca de seus objetivos e metas. E, para isso, é preciso colocar o controle financeiro em primeiro plano, ao invés de dar a ele o papel secundário dentro da gestão, como é comumente feito por vários gestores.

 

O que é o controle financeiro? 

Giovanni Cataldi Neto
Giovanni Cataldi Neto

Na percepção do economista Giovanni Cataldi Neto, o controle financeiro é um conjunto de ações de análise, controle de dados financeiros e avaliações para compreender as condições financeiras de uma empresa. Entre esses processos estão: análise do fluxo de caixa; controle de entradas e saídas; saldos bancários e reservas financeiras; checagem de dados patrimoniais; obrigações, direitos e riscos e avaliação de relatórios financeiros.

 

Ou seja, o controle financeiro trata-se de todas as tarefas que, quando dispostas em conjunto, aclaram a situação financeira do negócio, permitindo uma visão mais ampliada e assertiva do capital e caixa. Por isso, o economista Giovanni Cataldi Neto o considera como a principal tarefa da boa gestão financeira.

 

No parecer do economista especializado em Fundos de Investimento em Direitos Creditórios, Giovanni Cataldi Neto, com o controle financeiro empresarial, é possível que o gestor responsável interprete esses dados e dirija os demais setores do negócio, se planeje melhor e administre a saúde financeira com ações proativas que impulsionam os bons resultados da empresa.

 

Qual a importância do controle financeiro na gestão do negócio?

 

E, na prática, você sabe qual a importância do controle financeiro? Bom, ele é justamente o responsável por auxiliar e dar base às tomadas de decisões da empresa que envolvem movimentações financeiras, como novos investimentos, por exemplo. Isso porque ele é a ação de avaliar a situação financeira e, a partir desses dados, dar ao gestor estrutura para realizar suas movimentações e estratégias.

 

Ou seja, é a maneira de transparecer o cenário real dos negócios, suas condições, necessidades e projeções futuras. Dessa maneira, o economista Giovanni Cataldi Neto compreende que é possível desenhar estratégias mais assertivas em diversos momentos, sejam estes de alta, crises, baixa demanda, sazonalidade, altas no dólar, entre outros.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments