Uma pesquisa realizada pela Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) entre os dias 5 e 9 de setembro de 2024 revela que 35% dos brasileiros compartilham a administração
Uma pesquisa também mostra que 28% dos entrevistados avaliaram a gestão como regular, enquanto 2% , em contrapartida, a desaprovação é mais acentuada entre aqueles que votaram em Jair Bolsonaro em 2022, com 66% de avaliação negativa. Outros grupos que expressam descontentamento incluem aqueles com renda familiar superior a cinco períodos mínimos (52%)
A pesquisa também questionou os participantes sobre a forma como Lula está governando. Os resultados mostram que 49% da população aprova sua gestão, enquanto 45% desaprovam. Esses números apresentam uma variação em relação a julho, quando a aprovação era de 50% e a desaprovação de
Por outro lado, a desaprovação é mais forte entre aqueles que consideram a administração de Lula ruim ou péssima (96%) e entre aqueles que votaram em Jair Bolsonaro (83).
A confiança no presidente Lula também foi avaliada, mostrando uma queda de 46% para 45% em setembro. Em resumo, uma pesquisa do Ipec revela um cenário misto para o governo Lula, com uma leve queda na aprovação e um aumento na desaprovação. A confiança no presidente também apresenta um nível aumentado, refletindo as divisões políticas e sociais que permitem a opinião pública brasileira.
Segundo o Ipec, o levantamento mostra que a avaliação ótima/boa da gestão do presidente Lula é mais acentuada entre:
quem declara ter votado em Lula em 2022 (67%);
quem tem renda familiar de até 1 salário mínimo (50%);
os menos escolarizados (48%) e,
moradores da região Nordeste (47%).
Já a avaliação ruim/péssima é mais expressiva entre:
quem declara ter votado em Jair Bolsonaro na eleição de 2022 (66%);
brasileiros com renda mensal familiar superior a 5 salário mínimos (52%);
moradores da região Sul (43%);
quem tem o ensino superior (42%);
os evangélicos (42%) e,
quem se autodeclara branco (41%).
A pesquisa também perguntou aos eleitores se aprovam ou desaprovam a forma como Lula está governando. O resultado apresenta variações dentro da margem de erro da pesquisa, sendo aprovada por 49% da população e desaprovada por 45% (eram 50% e 44% em julho, respectivamente).