Advogados no BrasilAdvogados no BrasilAdvogados no Brasil
  • Home
  • Brasil
  • Justiça
  • Política
  • Notícias
  • Sobre Nós
Search
Leitura: Saiba como AGU irá dar suporte jurídico à nova política industrial
Compartilhar
Font ResizerAa
Advogados no BrasilAdvogados no Brasil
Font ResizerAa
  • Home
  • Brasil
  • Justiça
  • Política
  • Notícias
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Brasil
  • Justiça
  • Política
  • Notícias
  • Sobre Nós
Siga
Advogados no Brasil > Blog > Política > Saiba como AGU irá dar suporte jurídico à nova política industrial
Política

Saiba como AGU irá dar suporte jurídico à nova política industrial

Elias Nordven
Compartilhar
2 Min de leitura
Compartilhar

A Advocacia-Geral da União (AGU) terá participação ativa na execução do Nova Indústria Brasil, programa de política industrial lançado nesta segunda-feira (22/01) pelo governo federal.

A atuação da AGU será no sentido de conferir segurança jurídica e propor soluções inovadoras para a viabilização do programa, por meio de uma atuação transversal de suas unidades na administração federal.

O Laboratório de Inovação (Labori) da AGU, por exemplo, terá a atribuição de formular soluções jurídicas de apoio às políticas do programa industrial.

O procurador federal Bruno Portela, que participa do projeto do Labori, explica que a estruturação das parcerias entre indústria, governo e academia, assim como o desenho das políticas de compras públicas para fomento dos diferentes setores industriais, estarão entre os principais focos do laboratório da AGU na busca por soluções inovadoras.

“A AGU vai dar apoio e suporte por meio do Laboratório de Inovação e de seus órgãos aos arranjos estratégicos de inovação e às políticas de compras públicas”, ressalta.

A política

Uma das estratégias do Nova Indústria Brasil é a utilização da política de compras públicas para estimular o desenvolvimento de setores considerados estratégicos para a indústria brasileira. As cadeias produtivas relacionadas à transição energética, economia de baixo carbono e mobilidade urbana deverão ter uma política de compras específica vinculada ao Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

O Nova Indústria Brasil prevê R$ 300 bilhões, até 2026, para financiamentos destinados à nova política industrial, e traça metas e ações para o desenvolvimento até 2033.

O programa tem ações voltadas para as áreas da agroindústria; do complexo industrial da saúde; de infraestrutura, saneamento, moradia e mobilidade; de transformação digital da indústria; da bioeconomia, descarbonização e segurança energética; e da indústria de defesa nacional.

 

Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Copie o link Print
Compartilhar
Artigo Anterior Nathalia Belletato Avanços em administração segura de medicamentos: uma visão abrangente, com Nathalia Belletato
Próximo artigo Governador participa de abertura da Expocanas e conferência de Direito

News

Sigma Educação e Tecnologia
Entre investimento e resultado: por que a qualidade da educação pública depende de mais do que recursos, segundo a Sigma Educação
Notícias 8 de setembro de 2026
Yuri Silva Portela
Estamos prontos para 2026? Desvendando o caminho do envelhecimento saudável, com Yuri Silva Portela
Notícias 3 de setembro de 2026
Valdemir Ferreira Santos
Adoção: o processo que coloca a criança em primeiro lugar
Notícias 31 de agosto de 2026
Reta final para o 47º Exame da OAB reserva atenção redobrada à reforma tributária
Notícias 28 de agosto de 2026

Advogados no Brasil: Seu guia confiável para o mundo jurídico brasileiro. Notícias, análises e insights sobre as últimas atualizações legais, casos importantes e tendências no universo jurídico nacional. Mantenha-se informado com nosso blog dedicado a tudo que você precisa saber sobre advocacia no Brasil.

Entre em contato: [email protected]

Populares

Daniel Mors
Como a escala muda a forma de acompanhar clientes e contratos?
Notícias
Lucas Peralles
Referência em nutrição esportiva em São Paulo fala sobre alimentação em treinos de escalada e trilha
Notícias
Reta final para o 47º Exame da OAB reserva atenção redobrada à reforma tributária
Notícias
Valdoir Slapak
Governança em empresas familiares: o segredo para evitar conflitos e maximizar resultados
Notícias

Veja Também

Joel Marcelino Ortiz Oliveira
Derecho penal, derecho civil y derecho fiscal: ¡entiende cómo funcionan!
Notícias
Residência Jurídica no TRE-AM: oportunidade estratégica para formação prática e inserção no setor público
Notícias
Rodrigo Balassiano
Estratégias infalíveis para gestores: como aumentar a rentabilidade do seu FIDC?
Notícias
Siga
© 2026 ADV no Brasil - [email protected] - tel.(11)91754-6532
  • Home
  • Contato
  • Sobre Nós
  • Contato
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?