28.7 C
Brasil
sexta-feira, agosto 12, 2022
HomenotíciasA luta constante pelo racismo é uma pauta discutida pelo pré-candidato a...

A luta constante pelo racismo é uma pauta discutida pelo pré-candidato a deputado estadual, Renan da Mata

É fato que mesmo após 134 anos de assinada a Lei Áurea, a luta contra o racismo ainda é uma realidade. O candidato Renan da Mata, fundador do Partido Social Cristão Negro (PSC), ressalta que o racismo é uma pauta que deve ser discutida e combatida na nossa sociedade, pois ainda se faz muito presente. Pensando nisso e na necessidade de escolher candidatos que prezam pelas lutas sociais, o político se mostra apto ao cargo de deputado estadual em São Paulo.

 

Como podemos definir o racismo?

Em linhas gerais, podemos definir o racismo como um preconceito e uma discriminação que tem como base percepções sociais, pensadas a partir das diferenças biológicas entre os povos. Todavia, sabemos que esse conceito é complexo e abrange um racismo estrutural que ainda persiste afetando de forma negativa a população.

 

Na visão de Renan da Mata, o racismo pode ser feito tanto por um indivíduo, quanto por uma comunidade ou instituição, contra uma ou mais pessoas, apenas pelo fato desta fazer parte de certo grupo racial ou étnico. Nesse contexto, as vítimas do racismo são marginalizadas e tratadas com desigualdade, fazendo-se importante combater os reflexos e mazelas que ainda existem. 

 

Como ressalta o pré-candidato ao cargo de deputado estadual em São Paulo, o racismo é enfrentado todos os dias, todavia ainda é uma pauta menosprezada por muitos políticos. Vale lembrar que esse ato é crime, logo, assim como Renan da Mata defende: não aceitamos desrespeito, falta de oportunidades e diferenças.

 

Como essa luta deve estar presente na política?

Mesmo sendo apenas lembrada no dia 13 de maio, denominado “Dia da Abolição da Escravatura no Brasil”, devemos lembrar que diversas situações de descriminalização são naturalizadas até os dias atuais, devendo-se assim modificar esse panorama. Cabe aos políticos, propor políticas públicas voltadas para as lutas raciais, de modo a diminuir esse preconceito que ainda assola o Brasil.

 

Com o papel de representar o povo na Assembleia Legislativa, Renan da Mata candidato ao cargo de deputado estadual, promete seguir todas as atribuições que lhe serão dadas, de modo a mostrar que o povo necessita de representatividade, inclusive, as minorias. Sendo assim, apresentará projetos de lei e decretos que visem os anseios populacionais.

 

Isto posto, ainda tem dúvidas que Renan da Mata é o candidato ideal para assumir o cargo em São Paulo? Com propostas que condizem com as necessidades paulistas, o pré-candidato possui a missão de mudar tanto o estado, quanto o Brasil, prezando por lutas poucos debatidas e por impasses silenciados. Logo, se procura por um candidato que defende a família, possui uma renomada carreira política e escuta os anseios populacionais, Renan da Mata deve ser a sua escolha!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments