Advogados no BrasilAdvogados no BrasilAdvogados no Brasil
  • Home
  • Brasil
  • Justiça
  • Política
  • Notícias
  • Sobre Nós
Search
Reading: POLÍTICA Alvo de inquéritos no STF, Telegram deixa de ter advogados no Brasil
Share
Font ResizerAa
Advogados no BrasilAdvogados no Brasil
Font ResizerAa
  • Home
  • Brasil
  • Justiça
  • Política
  • Notícias
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Brasil
  • Justiça
  • Política
  • Notícias
  • Sobre Nós
Siga
Advogados no Brasil > Blog > Política > POLÍTICA Alvo de inquéritos no STF, Telegram deixa de ter advogados no Brasil
Política

POLÍTICA Alvo de inquéritos no STF, Telegram deixa de ter advogados no Brasil

Liam Smith
Liam Smith
Share
5 Min Read
SHARE

O escritório Campos Thomaz e Meirelles Advogados Associados, que representava o Telegram no Brasil, renunciou a todos os processos do aplicativo no país. Com isso, a empresa ficará sem representante legal no Brasil e, por causa de uma decisão do ministro Alexandre de Moraes de março de 2022, pode ter o serviço suspenso – na ocasião, o ministro disse que o app deveria contratar um representante no país, sob pena de ser suspenso. A renúncia foi comunicada por e-mail ao Telegram na terça-feira (16) e começou a ser informada em todos os processos nos quais o aplicativo é parte ainda na noite da quinta-feira (18). Pelo que diz o Código de Processo Civil, os advogados continuarão a ser intimados por até dez dias depois da renúncia aos processos, caso a empresa não contrate outro escritório.

No e-mail, o escritório informou que deixa os processos “por motivos de foro íntimo”. E avisou que a renúncia “abrange todo e qualquer assunto e/ou representação (em qualquer juízo, instância ou tribunal, quaisquer repartições e autoridades públicas federais, estaduais, municipais, autarquias, incluindo quaisquer órgãos da administração pública direta e indireta já autuados, além de atos extraprocessuais praticados)”.

Intimações pessoais

O principal motivo para a renúncia foram as intimações pessoais do advogado Alan Thomaz, sócio do Campos Thomaz e Meirelles. Isso fazia com que ele fosse tratado como um representante administrativo do Telegram no Brasil, e não sócio do escritório que defende a empresa em processos judiciais.

A última intimação do tipo aconteceu no último dia 10 de maio. Foi quando o ministro Moraes obrigou o Telegram a tirar do ar mensagem divulgada em um de seus canais contra o PL das fake news, que pretende regular a atividade das redes sociais e plataformas de comunicação digital no Brasil. O ministro ainda ordenou que o aplicativo divulgasse uma mensagem escrita por ele. No final da decisão, Alexandre de Moraes escreveu: “Intime-se o representante legal do TELEGRAM, ALAN CAMPOS ELIAS THOMAZ, pelo WhatsApp e e-mail constantes nos autos, endereços eletrônicos fornecidos pelo próprio representante legal”. As maiúsculas estão no documento divulgado pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Diante desse tipo de intimação, Alan Thomaz se viu envolvido em inquéritos e processos penais como parte, e não mais como advogado na defesa de um cliente. Isso mudaria a relação com o Telegram, e por isso seria necessário que o app arcasse com os custos que seriam suportados pelo escritório.

O Telegram não quis, e a relação foi encerrada.

Alvo preferencial

O aplicativo é um dos principais alvos das investigações tocadas pelo Supremo e pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a respeito de milícias digitais que se organizaram para atacar a democracia e da divulgação de notícias fraudulentas.

Na decisão em que intimou Alant Thomaz pessoalmente, Alexandre de Moraes disse que “a conduta do TELEGRAM configura, em tese, não só abuso de poder econômico às vésperas da votação do Projeto de Lei, por tentar impactar de maneira ILEGAL e IMORAL a opinião pública e o voto dos parlamentares – mas também flagrante induzimento e instigação à manutenção de diversas condutas criminosas praticadas pelas milícias digitais investigadas”.

E seguiu: “Lamentavelmente, a empresa TELEGRAM é reincidente em práticas que, por ação ou omissão, permitem a proliferação criminosa de mensagens fraudulentas”. Mais uma vez, as maiúsculas estão no documento original.

Ainda no ano passado, antes das eleições, o TSE, durante a presidência do ministro Edson Fachin, teve que intimar o diretor-executivo do Telegram para que a empresa participasse das reuniões convocadas pelo tribunal para discutir formas de combater notícias falsas. O app foi o último a aderir à parceria estabelecida pela corte com as plataformas digitais.

Sem advogados no Brasil, a empresa fica sem representação legal no país, já que também não tem escritório por aqui.

Procurado pelo UOL, o escritório Campos Thomaz e Meirelles Advogados Associados não quis comentar o assunto. Apenas informou que a renúncia aos processos foi uma decisão da banca, e não do Telegram. O Telegram foi procurado por e-mail, mas não respondeu à tentativa de contato até a publicação desta notícia.

Share This Article
Facebook Twitter Copy Link Print
Share
Previous Article Renzo Ferreira Telles Júnior A revolução da impressão 3D: avanços, aplicações industriais e criativas
Next Article A importância do Advogado
Leave a comment Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News

Fernando Trabach Filho
A nova fronteira da energia renovável? Saiba mais sobre o hidrogênio verde
Notícias 19 de maio de 2025
Dr. Christian Zini Amorim
Venda de imóvel com pendências judiciais: riscos para comprador e vendedor
Notícias 13 de maio de 2025
Francisco Gonçalves Perez
Como as taxas de juros moldam o mercado global: o impacto das decisões bancárias no seu dinheiro
Notícias 10 de maio de 2025
Direito Fundamental ao Bom Governo: Uma Perspectiva Constitucional Contemporânea
Brasil 7 de maio de 2025

Advogados no Brasil: Seu guia confiável para o mundo jurídico brasileiro. Notícias, análises e insights sobre as últimas atualizações legais, casos importantes e tendências no universo jurídico nacional. Mantenha-se informado com nosso blog dedicado a tudo que você precisa saber sobre advocacia no Brasil.

Entre em contato: [email protected]

Populares

Leonardo Siade Manzan
Transição energética e fontes renováveis: aspectos regulatórios, tributários e segurança jurídica
Notícias
Antônio Fernando Ribeiro Pereira
Construindo o futuro digital de Mato Grosso: tecnologia, liderança e impacto social  
Notícias
Desvendando os Riscos do Visto EB-2 NIW: Como Evitar Armadilhas Comuns
Notícias
Justiça determina afastamento do presidente do INSS
Notícias

Veja Também

Advogados São Liberados de Usar Terno e Gravata em Audiências no Verão
Notícias
Decisão de Moraes Rejeita Pedido de Prisão de Bolsonaro: Implicações Jurídicas e Políticas
Notícias
Explosões Próximas ao STF: Testemunha Relata Ouvir de Quatro a Cinco Explosões no Centro de Brasília
Notícias
Siga
© 2024 ADV no Brasil - [email protected] - tel.(11)91754-6532
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?