A sociedade contemporânea possui facilidade de abrir um pequeno negócio. À vista disso, o célebre Vicente Conte Neto entende que é importante que as pessoas saibam o que é o empreendedorismo individual a fim de compreender melhor o MEI. Está pensando em se tornar um trabalhador MEI? Continue consumindo o conteúdo e saiba o que é empreendedorismo individual.
O que é empreendedorismo individual?
Segundo o empresário Vicente Conte Neto, o empreendedorismo individual é compreendido pelos indivíduos que criam uma pessoa jurídica para atuar com uma atividade empresarial própria. Assim, trata-se da abertura de uma pequena empresa, daí o nome MEI (Micro empreendedor individual).
Portanto, esse tipo de empreendedorismo busca fomentar a abertura de mais empresas, fazendo com que os trabalhadores autônomos tenham mais oportunidades de ascender no mercado. Logo, nesse sistema corporativo o patrimônio da pessoa física titular da empresa e da pessoa jurídica (empresa) são compartilhados mutuamente.
Qual a importância do empreendedorismo individual?
Ainda, como indica o renomado Vicente Conte Neto, esse tipo de empreendimento desempenha um papel importante para a economia brasileira, contribuindo para a abertura de mais corporações regionais e criando oportunidades de emprego, o que fomenta o crescimento econômico de uma determinada comunidade.
Além disso, a presença do MEI pode facilitar o cotidiano de uma comunidade, melhorando o estilo de vida da mesma, podendo acarretar o aumento da renda da população. Desse modo, é evidente que o empreendedorismo individual possui parte da responsabilidade do crescimento empresarial e do PIB do país.
Quais as vantagens do empreendedorismo individual?
Por fim, como comenta o homem de negócios Vicente Conte Neto, o sistema do Micro Empreendedor Individual foi criado em 2009 com a finalidade de permitir que os negócios ilegais passassem a ganhar espaço para atuar legalizados no mercado financeiro, fazendo com que se diminuísse a transição de ambulantes pela cidade.
Dessa maneira, o empreendedorismo individual proporciona inúmeras vantagens, como:
- Possuir um baixo custo de tributos;
- Possibilidade de emitir nota fiscal para segurança dos clientes;
- Contar com o apoio técnico do suporte da Sebrae;
- Possibilitar a indenização da família em caso de morte;
- Facilitar o processo de aposentadoria.
Está querendo fomentar suas vendas? Efetue o empreendedorismo individual e se torne um MEI.