Que a área do Direito é extremamente abrangente, a maior parte das pessoas já sabe. No entanto, o Dr. Bruno Burilli Santos acredita que o que muitas pessoas podem não entender é como a área funciona, já que há muitos campos de atuação e formas das leis serem aplicadas. O entendimento sobre essa ciência da sociedade é muito importante, especialmente para quem deseja se formar na área. Continue lendo este artigo para saber mais!
Sobre o Direito
É muito comum que os estudantes que desejam ingressar em um curso superior nas faculdades brasileiras busquem por um dos cursos mais tradicionais: Direito. Para o Dr. Bruno Burilli Santos, quem escolhe essa graduação e, após a formação, passa a atuar na área, pode ter muitas oportunidades no mercado de trabalho, já que é uma área que possui muitos segmentos.
Direito público vs. Direito privado
De acordo com o advogado Bruno Burilli Santos, para entender melhor sobre as áreas de atuação que o Direito oferece, é preciso descobrir e compreender sobre as diferenças entre o direito público e o direito privado. Com esse entendimento, o advogado acredita que é possível entender melhor sobre os segmentos dentro do setor, assim profissionais que desejarem atuar na área podem conhecer as suas possibilidades.
O direito público é o ramo do direito que enche os olhos de quem deseja assumir um cargo público através da realização de concursos. A carreira dos profissionais do direito no setor público se dá a partir do estabelecimento das relações entre as instituições e os órgãos estatais, sendo possível atuar dentro do Ministério Público ou até mesmo da Defensoria Pública.
Entre os ramos que estão incluídos dentro do setor público, estão os direitos constitucional, administrativo, tributário, financeiro e penal. Já o direito privado, segundo o Dr. Bruno Burilli Santos, é o setor que cuida das relações entre os indivíduos, empresas e até mesmo com o Estado. Ou seja, o direito privado existe para defender os interesses individuais de determinados grupos de acordo com a lei.
Uma dúvida que pode existir é sobre os ramos possíveis dentro do direito privado. De acordo com o advogado Bruno Burilli Santos, os profissionais que desejarem seguir carreira dentro desse segmento podem escolher entre diversos ramos, entre eles os direitos civil, do consumidor, do trabalho, comercial e muitos outros.
Como iniciar na área
Aos recém-formados no curso de graduação de Direito, é preciso saber que para atuar como advogado é necessário estar regularmente registrado na OAB – Ordem dos Advogados do Brasil. Além disso, o advogado Bruno Burilli Santos acredita que é muito importante compreender que essa é uma profissão que exige muita transparência, confiança e responsabilidade em cada caso para obter sucesso.